A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deliberou esta quarta-feira convidar o Atlético, que tinha terminado no 22.º e último lugar da II Liga, a apresentar a candidatura ao segundo escalão na época 2014/15.
Em comunicado oficial, a LPFP explica que este convite decorre do alargamento da I Liga a 18 clubes, em função da reintegração do Boavista, e da II Liga, a 24, e à impossibilidade de ser promovido um quarto clube do Campeonato Nacional de Seniores (CNS).
“A descida, no termo da época desportiva 2013/14, de um clube para o CNS, prevista em alternativa na disposição transitória oitava do Regulamento das Competições, tinha como prossuposto o aumento do quadro competitivo da II Liga para 24 clubes sem que simultaneamente ocorresse o alargamento da I Liga – facto esse que, ao tempo, era incerto”, lê-se no comunicado da LPFP.
No entanto, "em face do alargamento simultâneo das I e II ligas, não se torna possível dar cumprimento à disposição transitória oitava, pois é uma evidência matemática que, no descrito circunstancialismo, para se perfazer o número de 24 clubes a disputar o campeonato da II Liga na época desportiva 2014/15, é condição necessária que nenhum clube participante nesta competição na presente época de 2013/14 seja relegado para a divisão inferior”.
“Só assim não seria se a vaga pudesse ser preenchida por um quarto clube proveniente do CNS, mas tal opção não foi acolhida no Regulamento das Competições nem no contrato celebrado com a Federação Portuguesa de Futebol, para além de que uma solução desta natureza colidiria com a unidade de coerência do ordenamento desportivo, visto na sua globalidade sistémica. Consequentemente, a referida disposição transitória oitava deve ser considerada abrogada, ou, em derradeira alternativa, carece de uma interpretação corretiva no sentido de se entender que no termo da presente época desportiva não haverá descidas no campeonato da II Liga”, prossegue o comunicado.
O Atlético tinha terminado a II Liga na 22.ª e última posição, a única de despromoção ao CNS, com 40 pontos, menos três do que Marítimo B e menos quatro do que Sporting de Braga B, que concluíram nas posições imediatas.