O Vitória de Guimarães B assegurou este domingo o regresso à II Liga portuguesa de futebol ao vencer o Benfica de Castelo Branco, por 2-0, em jogo da segunda jornada do “play-off” de subida do Campeonato Nacional de Seniores.
Depois de um empate 0-0 na primeira jornada da fase de acesso à subida, em Castelo Branco, Josué e Tomané, com golos aos 58 e 65 minutos, resolveram o embate a favor dos vimaranenses.
Com jogadores com experiência de I Liga, entre os quais de Moreno, Cafú e Tomané, o Vitória de Guimarães B contou ainda com uma força extra: o elevado número de adeptos, que obrigou os responsáveis vimaranenses a fechar as portas do complexo ao intervalo.
Já no Benfica de Castelo Branco, destaque para Amoreirinha, atleta formados nas escolas do Benfica, bem como para Hugo Seco, que na próxima época vai representar as cores da Académica.
Até ao primeiro golo, reinou o equilíbrio e o marcador podia ter pendido para qualquer uma das equipas, tendo-se disputado uma primeira parte mais lenta, quase em jeito cauteloso, e uma segunda com grande intensidade.
A bola teimava, no entanto, em não entrar nas balizas, até que Josué quebrou o enguiço, aos 58 minutos, completando de cabeça um cruzamento de Hernâni.
O Benfica de Castelo Branco reagiu muito bem à desvantagem com João Rui, de remate rasteiro, a errar por centímetros o alvo (60 minutos).
Tanto os vitorianos como a turma de Castelo Branco apostavam em jogadas de profundidade ou construídas mais à entrada da grande área.
E, aos 65 minutos, Tomané marcou o golo que daria maior tranquilidade ao Vitória de Guimarães, praticamente sentenciando jogo.