O Trofense, da II Liga de futebol, iniciou hoje os trabalhos de preparação para a época 2014/15 com 21 jogadores, seis deles reforços e cinco oriundos da formação do clube, apostando como "objetivo base e inicial" a manutenção.

"Queremos ser uma equipa mais competitiva face ao ano passado [o Trofense terminou a época 2013/14 em 18.º lugar mas grande parte do campeonato esteve nos lugares de despromoção] e vamos ver. O objetivo base e inicial é esse [a manutenção]. Temos ambições. Mas não há sonhos", disse o treinador do Trofense, Porfírio Amorim.

O técnico - que transita da última época, sendo acompanhado pelos adjuntos Vítor Oliveira e Luís Pinto e pelo treinador de guarda-redes Ricardo Gonçalves - falava aos jornalistas no início do primeiro treino da equipa da Trofa, ao qual só faltou o avançado colombiano Bryan Riascos que teve autorização do clube para se apresentar mais tarde.

Com Riascos, transitam da temporada anterior dez atletas - entre os quais o médio e capitão Tiago, de 38 anos, que equacionou terminar carreira mas mantém-se por mais uma época - aos que se somam seis reforços, três ex-juniores e dois juniores, que vão efetuar um período à experiência.

"Fizemos a contratação de bons jogadores. Temos boas expetativas. Podemos ser bons, mas no meio de bons é difícil. Principal é construir uma equipa com o espirito do Trofense e que nos tire de aflições e se conseguirmos, mais tarde, fazer algo mais além, é bom", disse Porfírio Amorim.

Esta é a mesma expetativa do reforço Eduardo Henrique, que encara a vinda para o campeonato português como "uma oportunidade" de apostar na "vitrina da Europa", afirmando como objetivo "ajudar o clube a manter-se e, quem sabe, depois lutar por melhor".

O Trofense apresenta-se aos sócios dia 23, num jogo particular com o agora primodivisionário Penafiel.

Plantel provisório do Trofense:

- Guarda-redes: Ricardo Araújo, Diogo Freire, Rui Santos (ex-Vianense) e Marco (júnior).

- Defesas: Eduardo Henrique (ex-EC Guarini, Brasil), Tiago Portuga, Papa Alassane (ex-Sacavenense), Miguel Ângelo (ex-júnior) e Bruno Chuca (ex-Pedras Rubras).

- Médios: Adukor (ex-Gefle, Suécia), Nanissimo, Bruno Simões (ex-júnior), André Viana, Hélder Sousa, Jorge Inocêncio, Tiago e Rateira.

- Avançados: Njengo (ex-Naval 1.º de Maio), Brayan Riascos, Simãozinho (ex-júnior) e Rogério (júnior).