A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou na quarta-feira que o Trofense, da II Liga portuguesa de futebol, pode inscrever jogadores, tendo cessado a medida de impedimento a que o emblema da Trofa estava sujeito desde junho.

Em comunicado a LPFP anunciou que "face à apresentação das declarações emitidas pela Segurança Social e Administração Fiscal", o Trofense, através da sua Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ), "pode registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como utilizar jogadores com contratos já registados em épocas anteriores".

Em junho, a LPFP anunciou a admissão das candidaturas de participação nas competições profissionais de 2014/15, mas revelou que Vitória de Setúbal e Belenenses, da I Liga, e Desportivo das Aves, Farense, Beira-Mar, Leixões, Trofense e Olhanense, todos da II, não cumpriam o estabelecido no número seis do artigo 53.º do Regulamento de competições.

Esta norma obriga os clubes a apresentar certidões que demostrem terem as suas situações regularizadas junto da segurança social e do fisco a 30 de abril da época em curso, neste caso, 2013/14.

O Trofense, orientado por Porfírio Amorim, regressou ao trabalho terça-feira com 21 jogadores, seis deles reforços e cinco oriundos da formação do clube, apostando como "objetivo base e inicial" na manutenção.

O emblema da Trofa, que na última época ficou em 18.º lugar da II Liga, apresenta-se aos sócios diante do agora primodivisionário Penafiel no dia 23 deste mês.