O treinador do Desportivo das Aves, Fernando Valente, definiu hoje como objetivo fazer mais e melhor na II Liga de futebol em 2014/15, consolidando a qualidade de jogo da equipa, mas recusou assumir a subida de divisão.

"As expetativas aumentaram, queremos fazer mais e melhor, mas temos de ser realistas e ninguém pode chegar aqui e dizer que somos candidatos assumidos à subida. Posso dizer que os objetivos são altos e, se o sucesso nos levar aonde toda a gente quer, será ótimo, mas importante é darmos o nosso máximo e empenharmo-nos no nosso jogo", disse Fernando Valente.

Em conferência de imprensa, o técnico que na última época quase levou o Aves à I Liga (a equipa "caiu" no "play-off" diante do primodivisionário Paços de Ferreira, ao perder fora por 2-1, após um nulo no primeiro jogo), destacou a "sintonia e onda muito forte" que se gerou na época passada, admitindo que esse é o caminho a seguir.

"Não devemos esquecer a imagem que deixámos juntos das pessoas das Aves, sabendo que juntos seremos mais fortes, tal e qual o lema que lancei na última época, e, por isso, temos de defender os valores deste clube e continuar o espírito que nos fez criar esta imagem", sublinhou.

O Aves, que iniciou o trabalho de campo na segunda-feira, com dois treinos diários, apresenta cinco reforços (o guarda-redes Fábio Pereira, ex-Santa Maria, os defesas Marco André, ex-Famalicão, André Dias, ex-Rio Ave, e Ginho, ex-União, e o avançado Perdigão, ex-Famalicão) e promoveu quatro jogadores da formação, num plantel, nesta altura, composto por 26 elementos.

Para Valente, "o mais importante é consolidar um processo" que leve a equipa a "melhorar jogo a jogo", aliando sempre a qualidade, conseguido o primeiro objetivo de garantir a continuidade das principais referências da equipa, sem esconder que a equipa procura avançados para melhor o défice de finalização da época passada.

"Não queremos um grupo muito grande e temos de nos deixar de queixar da quantidade de jogos, porque os clubes existem para jogar, os jogadores querem é jogar. É preciso é saber gerir isso. Os jogadores que queremos são avançados, um ou dois, vai depender também da resposta dos miúdos que temos", afirmou.

O técnico do Aves lembrou que "o processo de jogo da equipa contempla mais jogadores que saibam dar seguimento ao jogo", daí que o perfil desejado aponte para "jogadores inteligentes, versáteis e com disponibilidade mental".

Plantel provisório para 2014/15:

- Guarda-redes: Quim, Rui Faria, Rui Neves (ex-júnior) e Fábio Pereira (ex-Santa Maria).

- Defesas: Marco André (ex-Famalicão), Leandro, Romaric, Miguel Vieira, Ginho (ex-União), Jorge Ribeiro, Rui Jorge (ex-júnior) e André Dias (ex-União).

- Médios: Luís Manuel, Tito, Grosso, Ruben Neves, Diogo Pires, Jorginho, Pedro Martins (ex-júnior) e Zé Valente.

- Avançados: Andrew, Rodrigues, Pedro Pereira, Renato Reis, Francisco (ex-júnior) e Perdigão (ex-Famalicão).