A Académica de Coimbra venceu hoje o Nacional por 2-0, em jogo de preparação para o arranque da I Liga de futebol, disputado em Rio Maior.

A Académica não havia vencido na pré-época, nem marcado qualquer golo, com empates com Deportivo da Corunha e Feirense e derrotas com Sporting de Braga e Arouca, mas acabou por se superiorizar hoje ao Nacional, que acusou a sobrecarga de jogos efetuados neste estágio (sete em dez dias.

Esta foi a primeira derrota do Nacional na pré-temporada, depois das vitórias ante Tondela, Alcanenense, Sunderland e Moura e empates com União da Madeira, Belenenses e Atlético.

A Académica entrou mais forte, mas foi o Nacional a primeira equipa a criar uma situação flagrante de golo, à passagem dos oito minutos, mas Suk não conseguiu ultrapassar Cristiano.

Com o passar dos minutos, o jogou entrou numa toada de parada e resposta e Marco Matias voltou a criar uma grande oportunidade, mas o seu remate foi travado pela barra. Na resposta, Rui Pedro concluiu uma iniciativa de Lino e inaugurou o marcador, aos 32 minutos.

Na segunda metade, fruto das muitas alterações, o jogo perdeu alguma qualidade, pese o empenho das duas equipas. A seis minutos para o final do encontro, a Académica voltou a marcar, desta feita por Pedro Nuno, na conversão de uma grande penalidade.

O Nacional encerrou assim o estágio efetuado em Rio Maior, que teve seu início a 23 de julho, regressando à Madeira ainda hoje.