O treinador do Freamunde, Filó, considerou hoje "justa" a liderança na II Liga de futebol e, mesmo sem esconder "alguma surpresa" pela classificação ao fim de oito jornadas, promete lutar pelos pontos em todos os jogos.

"Antes de começar o campeonato, a liderança era surpreendente, pois o plantel não foi construído para estar em primeiro lugar. Mas, em função do que temos produzido, é justa", disse Filó à agência Lusa.

O técnico freamundense, de 42 anos, reconhece que "a equipa está bem, tem ganho bem" e até podia estar mais destacada na classificação, reclamando os três pontos perdidos em casa diante do Marítimo B (derrota por 1-0).

"Vamos tentar fazer um campeonato tranquilo e dar alegrias aos adeptos, mas, neste nível, as dificuldades são sempre muitas. Por isso, o nosso lema é trabalhar bem, ter os processos bem assimilados, dinâmica e conseguir resolver as dificuldades em campo", sublinhou.

Com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota até ao momento na II Liga, o Freamunde encabeça a lista de 24 equipas, com mais dois pontos do que o Benfica B, segundo classificado, mas Filó recusa entrar em euforias ao fim das primeiras oito jornadas.

O técnico, que esteve sem treinar desde 2012/13, quando orientou a Naval 1.º de Maio, lembrou que "o campeonato é muito longo e há equipas que apostaram muito forte na subida", o que, acrescentou, não foi o caso do Freamunde.

"O Freamunde construiu uma equipa de raiz, praticamente toda nova e isso dificulta bastante o nosso trabalho e, de alguma forma, o rendimento. Ainda assim, mantendo o foco no objetivo da permanência, vamos tentar dar continuidade e lutar pelos pontos em todos os jogos", afirmou.

Filó reconhece que as equipas técnicas têm por função definir estratégias e trabalhá-las com os jogadores, mas reparte, em percentagens iguais, o mérito do Freamunde neste arranque de época.

O técnico da formação nortenha destacou, nomeadamente, a "qualidade e humildade dos jogadores", a "capacidade de absorverem as ideias da equipa técnica", "sabendo sofrer quando é necessário", sem esquecer "a união do grupo e o ambiente saudável à volta da equipa".

"Também temos uma direção que tenta ajudar e dar as melhores condições e uma massa adepta que nos tem apoiado sempre", acrescentou Filó, reiterando a aposta em "melhorar alguns aspetos", como a "consistência e a regularidade".