O português Quim Machado foi hoje apresentado como novo treinador do Tondela, da II Liga portuguesa de futebol, apontando a subida de divisão como um dos objetivos.

Depois de ter treinado os polacos do Lechia Gdansk, Quim Machado assume o comando do Tondela, substituindo Carlos Pinto, partilhando a vontade do presidente Gilberto Coimbra de poder “tocar com a mão no céu que é a I Liga”.

“Não podemos ter medo desse desejo, precisamos é de passar essa mensagem aos jogadores para que também eles não tenham medo de assumir o risco”, disse.

Quim Machado considerou que os atletas se devem sentir felizes por estar num clube que quer subir de divisão, garantindo, igualmente, que é clube certo para seguir a sua carreira.

“Estava de férias na Alemanha, o presidente ligou-me, meti-me num avião e vim porque é um projeto à minha imagem. Sem medo nenhum”, afirmou.

O facto de ter o primeiro jogo no sábado, em casa, frente ao União da Madeira, não preocupa Quim Machado, que afiança que “o mais importante nesta fase é mudar a questão mental”.

Quim Machado terá como treinador adjunto Miguel Ângelo Borges Correia, conhecido por Migueli, que regressa ao clube, enquanto Tiago Oliveira será o preparador físico e Paulo Cadete será o treinador de guarda-redes, que também já esteve no clube.

O presidente Gilberto Coimbra referiu que o Tondela fez um jogo muito mau frente ao Sporting da Covilhã (derrota por 4-0) e que havia necessidade de mudar algo, acabando por optar por demitir o treinador Carlos Pinto, que pediu a todos os atletas que defendam o clube “de uma forma séria e honesta até ao fim”.

Com 10 jornadas disputadas, o Tondela ocupa atualmente a 12.ª posição da II Liga, com 14 pontos, a oito do líder Freamunde.