O futebolista brasileiro Roberto Sousa será o primeiro jogador a reforçar o plantel do Leixões na reabertura do mercado, anunciou hoje, em comunicado, o clube de Matosinhos, da II Liga.

Trata-se assim de um regresso a uma casa que já conhece, na medida que, já na época 2008/2009, quando os "bebés do mar" atuaram na I Liga, o médio de 29 anos defendeu as cores deste emblema, tendo sido uma das principais peças da equipa numa temporada que terminou com um histórico sexto lugar.

De acordo com a nota divulgada na página oficial do Leixões, esta contratação resulta já de um "trabalho conjunto" com a empresa brasileira J Winners, desde há poucos dias acionista maioritária da SAD do clube.

"Estou muito feliz por poder voltar ao Leixões, clube onde passei uma grande temporada, como todos se lembram. É uma casa que conheço bem e que tem uns adeptos maravilhosos que apoiam bastante a equipa. Vai dar tudo certo neste meu regresso e vou fazer tudo para ajudar o Leixões a alcançar os seus objetivos", disse o jogador na página oficial do clube, garantindo que regressa a Portugal com uma "enorme vontade de trabalhar".

Roberto Sousa começou a carreira no Brasil, no Guarani, mas em 2005/2006 mudou-se para Espanha, onde defendeu as cores de Celta de Vigo, Salamanca e Racing de Ferrol.

Seria deste emblema que saltaria para o Leixões, onde as boas exibições lhe valeriam uma mudança para o Marítimo, que representou durante três épocas, num total de 91 jogos disputados com a camisola dos insulares.

Em 2012/2013, mudou-se para o Persepólis, do Irão, onde fez apenas três jogos, tendo estado desde então sem clube.

Ainda de acordo com o mesmo comunicado, Carlos Loureiro, “team manager” da J Winners, terá já garantido que "a contratação de Roberto Sousa é a primeira de várias que estão a ser preparadas para fortalecer o plantel do Leixões".