O Tondela isolou-se hoje na liderança da II Liga de futebol após receber e golear o Trofense, por 4-0, aproveitando da melhor forma o pesado desaire da Oliveirense em Guimarães, na 25.ª jornada.

Empatados no topo da classificação no início desta ronda, O Tondela obteve um fácil triunfo sobre o atual lanterna-vermelha, enquanto a Oliveirense sofreu a derrota mais pesada da época, 5-0, perante a equipa B do Vitória.

A figura da formação de Tondela voltou a ser o avançado Tozé Marreco, que marcou dois golos e igualou o benfiquista Rui Fonte na liderança dos melhores marcadores da II Liga, com 17. Joel e Nuno Santos completaram a goleada do novo líder isolado da prova, perante um Trofense que já está a oito pontos da ‘salvação’.

No Minho, com um ‘bis’, Areias iniciou a goleada do Vitória de Guimarães B na primeira parte, acabado Arrondel, Helinho e Fábio Vieira por aumentar o marcador na segunda parte.

Com este resultado, a Oliveirense até podia ter terminado a jornada fora dos lugares de acesso à principal escalão, mas Freamunde (terceiro classificado) e Benfica B (quarto) também perderam.

A jogar em casa, o Freamunde foi surpreendido pelo Académico de Viseu, que venceu por 3-1, com muitas queixas dos da casa sobre a arbitragem, enquanto a equipa B dos ‘encarnados’ também foi derrotada em casa, no Seixal, pelo Leixões, por 2-1.

O Desportivo de Chaves aproveitou os deslizes dos seus rivais mais diretos e subiu ao quinto posto, a apenas dois pontos da zona de subida, com uma vitória por 1-0 sobre o Atlético, em Trás-os-Montes. Barry, antigo jogador da formação lisboeta, marcou o único tento da partida, aos 40 minutos.

Os flavienses ultrapassaram também o Portimonense, que se atrasou na luta pelo acesso à I Liga com um empate caseiro (2-2) frente ao Marítimo B, penúltimo classificado.

No Algarve, os madeirenses somaram um precioso ponto e igualaram o Santa Clara, antepenúltimo, que foi derrotado na receção ao Sporting B, por 1-0. As duas equipas estão a três pontos da ‘salvação’.

Numa jornada de goleadas, destaque também para a vitória do União da Madeira no campo do Farense, por 5-0, e para o triunfo expressivo do FC Porto B sobre o Sporting Covilhã, por 4-0.