O treinador do Leixões apelou hoje a que a situação em torno da SAD do clube se resolva, dizendo que a instabilidade causada se reflete no desempenho da equipa da II Liga de futebol.

"Já há um mês que ando a pedir tranquilidade e isto talvez seja o reflexo da falta dela. Sofremos dois golos ridículos quando estávamos a ser claramente superiores. Em 30 segundos deitámos tudo a perder", lamentou Horácio Gonçalves no final do jogo com o Desportivo das Aves, que terminou com uma derrota dos `bebés do mar´ por 3-2, com dois erros defensivos cometidos pela sua equipa, no início da segunda parte.

Referindo que o clube atravessa um "processo em que a família leixonense está na expetativa do que pode ou não acontecer", frisou que a "intranquilidade que todos os leixonenses sentem acaba por passar para o grupo de trabalho".

Em causa está o impasse na concretização da cedência de 56% de ações da SAD, detidas pelo presidente Carlos Oliveira, à empresa brasileira J Winners.

A 12 de dezembro, o emblema de Matosinhos anunciou, numa nota divulgada na sua página oficial, que o presidente do Leixões tinha chegado a acordo para a cedência da posição que detém na SAD à empresa presidida por Jaime Conceição, mas, quase dois meses e meio depois, a operação continua por concretizar.

Face ao impasse, o treinador de 52 anos, que orienta o Leixões desde maio de 2014, tem vindo, em várias das conferências de imprensa que se sucedem aos jogos da equipa, a lamentar este facto e a apelar a que a situação se resolva para que a equipa possa ter a estabilidade desejada.

"Estamos a viver um período de instabilidade e espero que as pessoas estejam a fazer um esforço para que tudo volte ao normal. Não sou um treinador de trincheira, dou sempre o corpo às balas e continuarei a dar, mas preciso de ajuda", tinha dito a 25 de janeiro, no final do encontro frente ao Olhanense, que terminou com vitória do Leixões por 2-1.

Após o empate a zero com o Tondela, a 14 de fevereiro, chegou mesmo a pôr em causa a continuidade no comando técnico da equipa: "Os resultados estão a acontecer, mas as coisas não estão fáceis e durante esta semana vou ter de repensar na minha vida. Vou pensar bem, falar com os jogadores e ver como será o futuro."

O Leixões segue, neste momento, no 18.º posto da tabela, com 35 pontos, sendo que não venceu nenhum dos últimos quatro jogos.