O presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, classificou esta sexta-feira a situação do Beira-Mar como "terceiro-mundista" e convocou tomada de posição pública sobre salários em atraso para domingo.

Em declarações aos jornalistas, após reunião esta manhã com o plantel aveirense, Joaquim Evangelista afirmou: "Estamos a falar de terceiro-mundismo numa Liga nacional, do pior que está a acontecer no futebol português".

Sem adiantar possíveis cenários, Evangelista remeteu mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa a realizar no domingo, pelas 10h00, antes da partida com o Benfica B, agendada para as 11h15 em Aveiro, na 36.ª jornada da II Liga.

O líder do SJPF falou de “casos dramáticos”, com jogadores "a passar mal, muitos deles, que não têm dinheiro para tomar o pequeno-almoço ou que não têm dinheiro para se deslocar".

Joaquim Evangelista falou também de "uma situação inaceitável e inqualificável para uma Liga profissional" e de "um clube completamente abandonado, sem rei nem roque, com um presidente [Omar Scafuro, líder da SAD] que não dá a cara".

"O grupo de trabalho é unido e tem um treinador solidário [Paulo Alves], porque senão acho que já nem havia clube" disse o líder do Sindicato, que garantiu: "ainda hoje vou alertar a Liga e a Federação para o que está a acontecer".

Para Evangelista, "os responsáveis do futebol português, o próprio governo e as instituições desportivas que têm conhecimento desta situação não podem ficar indiferentes e têm de obrigar quem de direito a agir".

Entretanto, o plantel do clube de Aveiro regressou aos trabalhos esta manhã, após três dias consecutivos sem treinar, numa sessão ligeira realizada no Estádio Municipal de Aveiro.

Uma das ausências notadas no treino matinal foi a do guardião Márcio, que pode avançar com a rescisão de contrato, à semelhança do que já fez o médio Billal.

Apesar da tomada de posição do plantel este domingo, e segundo fonte do clube, a realização do jogo com o Benfica B, a contar para a 36ª jornada da II Liga de futebol, não deve estar em causa.