João Traquina, avançado do Sporting da Covilhã, disse hoje que a equipa reúne as condições para subir à I Liga de futebol e, pela qualidade do plantel e do jogo que apresenta, acredita na promoção ao principal escalão.

"Faltam seis jogos e estamos a dois pontos dos lugares de subida. Somos obrigados a acreditar. Para além disso, acho que, pelo que temos feito, é possível. A mentalidade vai ser como até aqui: jogo a jogo entramos para ganhar e no final fazem-se as contas. O essencial está reunido, que é qualidade de jogo e de jogadores", sublinhou hoje o influente extremo à agência Lusa.

O Sporting da Covilhã, está em quarto lugar na II Liga, a oito pontos do líder, Tondela, e a dois do segundo, o Desportivo de Chaves, o último na zona de promoção.

O atacante de 26 anos, que no início da temporada chegou aos serranos e se tornou no segundo jogador mais utilizado por Francisco Chaló, realçou a capacidade da equipa, destacou o investimento feito por outros clubes e considerou o Sporting da Covilhã um ‘outsider’.

"Temos fé que é possível, só que temos de ter a noção de que é extremamente difícil. Estamos a entrar na fase crucial. Não nos podemos esquecer que há equipas a apostar muito forte. Nós somos ‘outsiders’. Isso pode acabar por pesar, ou não, nos próximos seis jogos", enfatizou Traquina, que contabiliza oito golos, 21 assistências e é um dos jogadores mais cobiçados do plantel serrano.

Para o avançado, a chave do sucesso dos ‘leões da serra’ está na união do grupo e no espírito que se vive no balneário, onde é o ‘DJ’ de serviço, que depois se reflete no campo. A grande maioria dos jogadores é ‘deslocada’, muitos moram no mesmo hotel e passam grande parte do tempo juntos.

"Há um espírito de entreajuda muito grande, uma ‘raça’ tremenda e isso deve-se à união que se vive. Depois, a qualidade dos jogadores. A direção e equipa técnica teve o mérito de reunir aqui um grupo muito bom, com bastante qualidade. Uma mescla de jogadores experientes com jogadores com potencial enorme, imensos oriundos do Campeonato Nacional de Seniores", analisou Traquina.

A direção tem sido cautelosa e não assume a candidatura à subida. O treinador, Francisco Chaló, mostra confiança e ainda após o último jogo salientou que se a equipa mantiver "a cadência das últimas jornadas, está lá".

João Traquina fez ainda referência à importância que a mobilização crescente em torno da equipa tem tido no apoio aos jogadores.

"Temos tido um apoio fantástico, o que torna tudo mais espetacular em campo. É bastante motivador para nós", enalteceu o jogador.