A história do Tondela pode conhecer um novo rumo na quarta-feira, se concretizar a inédita subida à I Liga de futebol, e o clube espera casa cheia para a hipotética festa, a maior em 82 anos de existência.

Em função disso a direção determinou que o jogo com o Desportivo das Aves, da 43.ª jornada da II Liga, terá entrada gratuita, coma intenção de cativar sócios e adeptos em dia de trabalho.

“É importante ter o apoio deles e acreditamos que podemos ter casa cheia amanhã [quarta-feira]”, disse hoje o treinador, Quim Machado, convicto de que “a cidade vai querer assistir a um jogo que poderá ficar na história”, apesar de o Tondela não depender somente do seu resultado.

Para que se concretize a subida a três jornadas fim do campeonato, é preciso uma conjugação de resultados que implica a vitória dos tondelenses, desaires dos concorrentes mais diretos, Desportivo de Chaves e Sporting da Covilhã, e um desfecho favorável no Feirense - União da Madeira.

O treinador Quim Machado falou do estado de espírito dos jogadores neste momento especial, garantindo que a ansiedade e a pressão estão controladas para que se possa ganhar o jogo. "A subida poderá acontecer amanhã, mas estamos focados no jogo sabendo que temos de ganhar e só depois esperar algum deslize do Chaves ou do Covilhã", afirmou.

O treinador, em declarações reproduzidas na página do clube, referiu também que o caminho foi longo e que a resposta foi positiva, mas frisou que "agora chegou o momento da verdade" e que não pode ser desperdiçado.

Quim Machado convocou mesmo todos os jogadores disponíveis para o jogo, deixando somente de fora o argentino Piojo, que contraiu uma entorse no joelho direito na jornada anterior, frente ao Beira-Mar.

Se a subida do Tondela se concretizar o clube viverá o momento mais alto da sua história, desde que foi fundado, a 6 de junho de 1933. Um mês antes de comemorar 82 anos de existência, os tondelenses estão perto de concretizar um sonho considerado há uma década uma verdadeira utopia.

Foi precisamente nessa altura que o atual presidente, Gilberto Coimbra, começou a preparar o caminho, fazendo subir o Tondela dos campeonatos distritais até à II Liga. Ao fim de três épocas num campeonato profissional, o clube que dirige há 10 anos está às portas do sonho de atingir o principal escalão do futebol português.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.