A subida do Tondela à I Liga de futebol, adiada nas últimas semanas, consuma a escalada do emblema de uma cidade com pouco mais de 4.500 habitantes e que, em 2004/05, disputava os distritais.

Nos campeonatos nacionais desde 2005/06, a equipa do concelho de Viseu encetou uma subida ‘meteórica’, conquistando o título nacional da III Divisão, em 2008/09, e assegurando a promoção às competições profissionais, duas temporadas depois. Um feito que culminou hoje com consagração como campeão da II Liga.

O emblema tondelense deu um ‘salto de gigante’ em dez anos, conseguindo-o graças a uma estrutura organizada e a uma gestão rigorosa do presidente Gilberto Coimbra, que é a referência do trajeto recente do clube fundado em 06 de junho de 1933.

A chegada ao convívio com os ‘grandes’, na época de 2015/16, é o ponto mais alto dos quase 82 anos de história de um clube, que conta com cerca de 950 associados e uma assistência média a rondar os 740 espetadores, 250 dos quais elementos da claque ‘Febre Amarela’.

A ‘casa’ do clube 'auriverde', o Estádio João Cardoso, tem uma capacidade para 2.600 espetadores e, com a promoção ao primeiro escalão do futebol nacional, vai ser remodelado e ampliado para o dobro pelo município local.

O orçamento de cerca de um milhão de euros foi suficiente para concretizar o ‘sonho’ de chegar ao patamar mais alto do futebol português, como epílogo da terceira época consecutiva na II Liga, depois de um 10.º lugar na estreia e de um nono no segundo.

A época tondelense terminou com ‘brilho’, mas arrancou de forma periclitante, atestada pela substituição de Carlos Pinto por Quim Machado no comando técnico da equipa, após a goleada por 4-0 no terreno do Sporting da Covilhã, na 10.ª jornada, que deixava o Tondela no 12.º lugar, a oito pontos da liderança.

A ‘maratona’ da II Liga, com 46 jornadas, estava longe de estar decidida e Quim Machado revelou, logo na sua apresentação, a 07 de outubro de 2014, a ambição de “tocar com a mão no céu”, o que só conseguiu concretizar hoje, com o empate 1-1 no terreno do Freamunde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.