O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, considerou esta segunda-feira que a subida do Tondela à Primeira Liga vai conferir notoriedade à região.

O autarca considera que este feito desportivo inédito será "indutor de um conjunto de fatores de projeção nacional com benefícios para a região, nomeadamente, na capacidade económica e social", realçando que dará uma maior notoriedade à zona centro, em particular, ao concelho de Tondela.

O edil revelou que estão a ser, há algumas semanas, pensados os investimentos necessário no complexo desportivo do Estádio João Cardoso, para que possa ter todas as condições para acolher os jogos da I Liga, tal como a rede de iluminação, videovigilância e controlo de entradas.

"Em paralelo serão realizadas obras que se prendem com o aumento da capacidade da lotação do próprio estádio. Tudo será feito de forma faseada não pondo em causa a realização dos jogos a partir do mês de agosto", explicou.

O presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto Ferreira, realçou a importância do organismo que dirige passar a ter representatividade em todos os escalões do futebol nacional.

O Tondela, que garantiu a subida no domingo com o empate 1-1 no terreno do Freamunde, é a primeira equipa do distrito de Viseu no primeiro escalão em 27 anos, depois da última presença do Académico.

"Os jogos vão realizar-se em Tondela vão trazer mais riqueza, promovendo não só a região, mas também os seus produtos endógenos", disse o dirigente associativo.

José Alberto Ferreira disse acreditar também que a subida do Tondela à I Liga não aconteceu por acaso, lembrando que "este é um trajeto que há 10 anos vem sendo trilhado pela atual direção, um projeto reforçado pelo que o clube fez na formação com a subida dos juniores também ao principal escalão".

O presidente da Associação de Futebol de Viseu diz confiar na sustentabilidade do Tondela na I Liga, porque "apesar de o orçamento ir aumentar, as receitas também vão aumentar".

Para o dirigente, este acontecimento desportivo atestou que o concelho de Tondela "não é uma ilha isolada no contexto regional, podendo este ser o início do catapultar do desporto em todo o distrito".

O atual presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Carlos Marta, antigo presidente da autarquia tondelense e antigo jogador do clube, considerou a subida uma "enormíssima satisfação pessoal".

No domingo, após o empate em Freamunde, os jogadores e responsáveis do Tondela foram recebidos como heróis na cidade, tendo sido transportados até ao parque urbano, onde receberam a taça de campeões da II Liga das mãos de Luís Duque, presidente da Portuguesa de Futebol Profissional.