O Varzim, recém promovido à II Liga de futebol, começou hoje a preparação da nova temporada, apresentando um plantel de continuidade em relação à época anterior, com o objetivo de adaptar-se rapidamente ao novo escalão.

Os poveiros fizeram transitar 24 elementos da época anterior, contratando, por enquanto, apenas um reforço, o lateral-esquerdo João Carneiro, ex-Fafe. O presidente do clube, Pedro Faria, admitiu novas entradas, mas garantiu que serão apenas ajustes pontuais.

"Quando o Varzim for ao mercado será para acrescentar algo ao grupo, porque estamos satisfeitos com o que temos e teremos poucas entradas. O plantel nunca está fechado e, se surgir algum negócio, iremos avaliar", disse o dirigente.

Já o treinador dos 'alvinegros', Quim Berto, considerou que esta "será uma época de transição", mas mostrou confiança nos jogadores "para darem continuidade ao trabalho".

"O Varzim vai ser sempre um 'outsider' com o plantel do ano passado e vai defrontar equipas com orçamentos muito superiores. Mas os orçamentos não jogam e os nossos jogadores têm muita qualidade. Queremos chegar o mais rápido possível à I Liga, mas apenas prometemos trabalho e competência", disse o técnico.

Já Tiago Lopes, capitão de equipa, considerou que o facto de o grupo se manter praticamente intacto em relação à época anterior, proporciona uma vantagem competitiva.

"Conhecemo-nos muito bem, e a nossa união e capacidade de trabalho serão as armas da equipa, mesmo sabendo que o que conseguimos na época passada não vai servir de nada para este campeonato", afirmou o lateral-esquerdo.

Neste primeiro dia de trabalho não marcou presença o avançado brasileiro Amilton, que foi anunciado como reforço do União da Madeira, da I Liga, mas sem o consentimento do Varzim.

"O Amilton é jogador do Varzim e tem um contrato por mais dois anos. O jogador alegou que tinha salários em atraso para rescindir, mas tinha apenas o mês de maio por receber, como todos os jogadores. No mesmo dia depositámos o dinheiro na conta dele e não lhe devemos nada. O caso será resolvido nas instâncias próprias", disse o presidente do emblema poveiro.

Os poveiros têm agendados jogos de preparação com o Arouca (11 julho), Gil Vicente, Santa Clara e Liverpool Warriors (equipa do quarto escalão dos Estados Unidos), num torneio de verão a 18 e 19 julho, completando a série de ensaios com Boavista (22 de julho) e Leça (25 julho).

Plantel provisório 2015/16:

- Guarda-redes: Pedro Soares, Ricardo Silva e Daniel Marinho.

- Defesas: Tiago Lopes, Pedro Santos, Sandro, Abel, Raul, Roberto, João Paulo e João Carneiro (ex-Fafe).

- Médios: Nélson Agra, Sérgio Organista, Pedro Sá, Lucho, Nelsinho, Pedro Cervantes e Bijou.

- Avançados: Elísio, Rui Coentrão, Tanela, Vítor Hugo, Hernáni, Diogo Mourão e Stanley.

Treinador: Pedro Faria

Saídas: Telmo (retirado) e Moura.