As equipas do Oriental, Santa Clara, Académico de Viseu, Sporting da Covilhã e Atlético estrearam-se hoje com triunfos na ronda inaugural da II Liga de futebol e posicionaram-se nos lugares cimeiros da tabela classificativa.

O Oriental foi a equipa que somou o resultado mais desequilibrado, ao vencer em casa da Oliveirense, por 3-0, com golos de Tom, aos 20 minutos, Hugo Firmino, aos 53, e Fernando, aos 86.

O Santa Clara, que apresentou uma equipa madura, venceu em casa do Vitória de Guimarães B por 1-0, com um golo de cabeça de Roberto, aos 82 minutos, na sequência de um livre, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Miguel Oliveira.

Um golo do defesa-central Bura deu ao Académico de Viseu a vitória frente ao Farense, por 1-0, no Fontelo, numa partida em que o tento solitário surgiu aos 63 minutos, através de um livre direto, sem dar hipóteses ao guarda-redes contrário.

Num jogo presenciado por algumas centenas de espetadores e envolvendo duas equipas com naturais ambições nesta II Liga de futebol, o equilíbrio foi a nota dominante, com poucas oportunidades de golo e decidido num lance de bola parada.

Na Vila das Aves, o Sporting da Covilhã venceu o Desportivo das Aves por 1-0, com um golo de Mailo, aos 56 minutos, num lance em que aproveitou uma desatenção da defesa contrária.

Quim, aos 78 minutos, teve de se aplicar para evitar que um atraso de Marcos Valente resultasse em novo golo dos serranos, respondendo André Costa, aos 80, num 'slalom', que terminou com um remate, a que Taborda correspondeu com um desvio para canto.

Um golo do guarda-redes Marco na própria baliza, nos descontos, deu a vitória ao Atlético, por 1-0, na receção ao Freamunde, na sequência de um ‘balão’ do recém-entrado Malele, junto à linha de fundo.

O Desportivo de Chaves, que na última época lutou até ao último minuto pela subida à I Liga, empatou em casa a 2-2 com o Sporting de Braga B, com todos os golos apontados ainda na primeira parte.

Os minhotos colocaram-se em vantagem por Piqueti, aos 03 minutos, permitiram a reviravolta dos flavienses por Barry, aos 12, e por João Reis, aos 19, e ‘fecharam’ por Simão, aos 27.

O Gil Vicente empatou a 1-1 em casa frente ao Mafra, desperdiçando nos descontos uma oportunidade de somar os três pontos na tentativa de conversão de uma grande penalidade, depois de os visitantes terem chegado ao empate também de penalti.

No estádio Cidade de Barcelos, Paulinho, aos 15 minutos, inaugurou o marcador a favor da equipa minhota, despromovida do primeiro escalão, mas Laurindo, de grande penalidade, aos 89, fixou o resultado desta partida da primeira jornada.

Já em período de compensação, o Gil Vicente teve a oportunidade de chegar à vitória ao beneficiar de uma grande penalidade por mão na bola de André Teixeira, mas o guarda-redes Filipe Leão, com uma grande estirada, defendeu o remate de Jonathan e assegurou a conquista de um ponto.

No estádio 25 de Abril, Penafiel e Leixões anularam-se no arranque da II Liga de futebol, num jogo intenso, de maior domínio dos penafidelenses e de oportunidades repartidas.

Em Alcochete, o Sporting B e o Feirense empataram a 0-0, numa partida em que os ‘leões’ dispuseram de várias oportunidades de golo, mas o guarda-redes Makaridze esteve sempre em bom plano,

Sexta-feira, no Estádio José Arcanjo, o Olhanense, os algarvios, que operaram uma revolução no ‘onze’, abriram o marcador aos oito minutos por Leandro Borges (1-0), mas o ascendente ‘encarnado’ na segunda parte valeu a igualdade por João Carvalho (1-1), aos 62.

A jornada inaugural da II Liga prossegue domingo com os jogos Varzim-Famalicão e FC Porto B-Portimonense, respetivamente às 11h15 e 17h00, na Sport TV e Porto Canal.