O guarda-redes Ivo Gonçalves recusou hoje o papel de herói do Penafiel na Taça de Portugal, após ser decisivo pela segunda eliminatória consecutiva, defendendo que falta uma "injeção de confiança" para reabilitar a equipa na II Liga de futebol.

O algarvio, de 31 anos, defendeu em Fafe pela primeira vez três grandes penalidades num jogo, ‘oferecendo' os oitavos de final da edição 2015/16 da Taça de Portugal ao Penafiel, repetindo o que sucedera na eliminatória anterior, diante do Vitória de Guimarães, em que também foi decisivo na vitória por 2-0.

"Não me sinto herói, trabalho em prol do grupo e primeiro estão os objetivos coletivos. Aplica-se mais a ideia de que fui mais um a ajudar e, como qualquer guarda-redes, costumo defender algumas grandes penalidades por época, ainda que tenha sido a primeira vez que defendi três num só jogo", disse Ivo à agência Lusa.

Em Fafe, a igualdade a uma bola subsistiu até ao final do prolongamento e, depois, nem foi preciso esgotar a série de cinco grandes penalidades, uma vez que Ivo defendeu três, garantindo uma vitória por 3-1.

"Hoje em dia tudo se treina e o segredo [para defender grandes penalidades] é sobretudo concentração no jogador que vai bater, procurando interpretar os sinais que todos dão sobre o lado que escolhem, aguentar ao máximo a nossa escolha e muita frieza", explicou o guarda-redes.

Habitual suplente de Coelho no campeonato, Ivo Gonçalves foi opção na Taça da Liga, prova na qual o Penafiel já foi eliminado, e tem repetido a titularidade na Taça de Portugal, considerando "prioritário jogar em casa" nos ‘oitavos'.

"O Penafiel está bem servido, tem três bons guarda-redes e qualquer um está à altura de poder jogar em qualquer competição", afirmou, apontando, depois, baterias para o coletivo e a necessidade de o grupo "encontrar o seu momento". Para Ivo, "o Penafiel tem boa equipa e um plantel de qualidade, com soluções", mas está a faltar-lhe uma "injeção de confiança".

"Estamos a tentar encontrar o nosso momento, vencendo dois ou três jogos seguidos, e queremos começar já amanhã [quarta-feira] diante do Farense", disse o guarda-redes dos ‘rubro-negros', consciente do "grande equilíbrio envolvendo todas as equipas" e de "um campeonato em que hoje se joga melhor". O algarvio de Silves, que na época passada representou o Académico de Viseu, explica parte desta melhoria com a integração das equipas ‘B' no campeonato, defendendo, por outro lado, que "os pormenores fazem toda a diferença".

Separados por dois pontos, com vantagem para os algarvios, Penafiel e Farense, na segunda metade da classificação, defrontam-se na quarta-feira no Municipal 25 de Abril, em Penafiel, em encontro da 16.ª jornada da II Liga de futebol.