O guarda-redes Ivo Gonçalves tornou-se hoje uma das figuras da 19.ª jornada da II Liga de futebol, ao anotar um golo pelo Penafiel (derrota por 3-2 na visita ao Santa Clara), recuperando um hábito da formação.

"Foi um momento feliz e é mais um momento para recordar, mas não deu muito para saborear, porque acabámos por perder e não tirar o devido proveito", disse Ivo Gonçalves hoje à agência Lusa, à chegada ao Porto.

O guarda-redes do Penafiel igualou o jogo nos Açores com um remate de baliza a baliza, aos 54 minutos, quatro antes de o Santa Clara voltar para a frente do marcador, confirmando uma vitória que chegou aos 90 (3-2).

"Um colega atrasou-me a bola, eu coloquei na frente e ela passou pela defesa e pelo guarda-redes, que estava ligeiramente adiantado", recordou.

O guarda-redes algarvio, de 31 anos, confirmou, por outro lado, que, apesar de se ter tratado de uma estreia a marcar no futebol profissional, tem uma boa relação com os golos.

"Nas camadas jovens, no Silves, marcava golos com alguma regularidade. Cheguei a fazer dois ou três de baliza a baliza, marquei dois de grande penalidade e outros dois a jogar como avançado, aproveitando as vezes em que a classificação estava definida e tinha oportunidade para jogar noutras posições", acrescentou.

Ivo Gonçalves desvalorizou esta apetência para a finalização, focando-se antes na sua função de evitar golos, na qual se tem evidenciado esta época (foi determinante nas duas últimas eliminatórias da Taça de Portugal, defendendo três de quatro grandes penalidades), em prol da equipa.

"Neste jogo, estivemos quase sempre a correr atrás do prejuízo, mas a equipa está empenhada em querer mudar a situação e os sócios do clube podem ter a certeza de que vamos dar a volta à situação", concluiu.

Após a derrota no terreno do Santa Clara, num jogo de ‘aflitos’, o Penafiel caiu na zona de descida, em 19.º lugar, com 21 pontos, a 11 dos lugares de subida.