O presidente do Leixões, Carlos Oliveira, refutou as acusações de racismo lançadas sobre o clube da II Liga de futebol, na sequência do arremesso de uma banana na quarta-feira, na partida com o Oriental.

Num comunicado publicado na página oficial do clube de Matosinhos, Carlos Oliveira considerou o episódio "um aproveitamento" do jogador do Oriental, Diego Tavares, "para se fazer de engraçado" numa situação "que não corresponde à realidade dos factos".

O incidente ocorreu na parte final, quando, após o arremesso de uma banana da bancada que caiu perto da linha lateral, o jogador do Oriental agarrou-a, correu para o árbitro e o quarto árbitro para mostrá-la e, depois, acabou por comê-la.

Baseando-se no "relatório policial", Carlos Oliveira alertou que "a banana caiu no terreno, longe do jogador em causa, mas o mesmo é que a foi buscar para ensaiar o seu espetáculo".

Considerando não poder "deixar passar em branco uma mentira que está a correr na comunicação social e nas redes sociais", o líder da SAD do Leixões reconheceu que o ato do arremesso foi "recriminável" mas que surgiu numa fase em que "o jogo estava parado e num momento muito quente, com os adeptos do Leixões a sentirem-se altamente prejudicados com o que se passava dentro das quatro linhas".

Segundo o comunicado, a pessoa responsável pelo arremesso "está devidamente identificada e serão tomadas as medidas adequadas para a sua responsabilização", discordando, contudo, com o facto de "transformar este caso num caso de racismo é aproveitamento muito baixo e sem razão".

"Repudio completamente tudo o que seja racismo, mas não posso aceitar o que não é verdade e que queiram meter tudo no mesmo saco", sublinhou o dirigente que apelou aos adeptos do clube para que "não tenham atitudes que possam ser aproveitadas para prejudicar o clube e que se manifestem sempre com entusiasmo e fervor cumprindo os regulamentos".

Leixões e Oriental ocupam, atualmente, o antepenúltimo e penúltimo lugares da classificação, com dois pontos a separá-los, quando estão jogadas vinte jornadas da II Liga de futebol.