O Varzim, da II Liga de futebol, estabeleceu um protocolo com uma agência de jogadores sul-coreana, que vai permitir emblema poveiro encaixar uma verba superior a meio milhão de euros.

O acordo, que terá a duração de três anos, vai permitir ao Varzim receber 170 mil euros por época, além de 6 a 7 jogadores sul-coreanos, que vão integrar os trabalhos da equipa júnior e a formação B do clube.

Pedro Faria, presidente do emblema da Póvoa de Varzim, garantiu que as verbas que o clube vai receber serão canalizadas para a construção de uma academia de formação de jogadores.

"Estamos a desenvolver um projeto de uma academia de jogadores, no Parque da Cidade, num processo que está já avançado, e é com as verbas que vamos receber desta parceira que queremos fazer as obras", disse o dirigente.

O presidente do Varzim enalteceu a vertente financeira do acordo, mas sublinhou também a projeção da marca do clube que esta parceira vai proporcionar.

"Este protocolo representa uma oportunidade para explorarmos o mercado asiático e aí projetarmos a marca Varzim como clube com grande tradição na formação de grandes talentos", afirmou.

O porta-voz da agência sul-coreana [BPI Sports] garantiu na cerimónia de apresentação do acordo, que decorreu hoje nas instalações do clube, que esta é uma parceira exclusiva com o Varzim, de quem empresa recolheu "as melhores referências".

"Analisámos durante muito tempo o futebol português, e conhecemos a forma como o Varzim treina as suas camadas jovens e a tradições que tem nesta área. Além disso, achamos que a cidade dá toda a tranquilidade para o desenvolvimento dos jogadores", afirmou Jonathan Park.

O representante da agência afirmou que, nesta fase, a parceira vai apenas envolver jogadores mais jovens, mas deixou a possibilidade de, no futuro, poderem ser integrados outros atletas na equipa principal.

Para já, chegaram à Póvoa de Varzim quatro jogadores que vão ser integrados nas equipas do clube [três para a formação júnior e um para a equipa B].