O Feirense venceu esta quarta-feira o Oriental, por 2-0, numa partida a contar para a 30.ª jornada da 2ª Liga, em que a equipa da casa não soube aproveitar as oportunidades que dispôs.

Num encontro bastante disputado e com várias ocasiões de golo para ambas as equipas, os tentos surgiram apenas na segunda parte, aos 57 minutos, por Kizito, e, aos 65', por Platiny, golos que colocaram o Feirense provisoriamente no segundo lugar.

A formação de Santa Maria da Feira entrou na partida mais pressionante, controlava toda a posse de bola e estava completamente instalada no meio campo adversário, enquanto o Oriental, sem poder contar com os habituais titulares Daniel Almeida, João Pedro, Tiago Mota e Bruno Aguiar, todos castigados, mostrava dificuldade em sair a jogar.

Mas foi o conjunto de Marvila a primeiro a criar perigo junto das balizas. Hugo Firmino, com um cruzamento traiçoeiro, levou a bola a passar com muito perigo sobre a barra, aos 16 minutos.

O Feirense tomava conta do jogo, no entanto as ocasiões de golo pertenciam à equipa liderada por João Barbosa. Na sequência de um canto batido por Tom, a defesa visitante aliviou para a entrada da área, onde apareceu Pedro Mendes a rematar forte ao lado da baliza defendida por Makaridze (29').

O encontro estava repartido e o Oriental esteve, novamente, muito perto de desfazer o nulo, à passagem do minuto 35. Numa boa jogada de entendimento, Hugo Firmino descobriu Saleiro no coração da área, mas o avançado português não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance, cabeceando ao lado do poste.

No segundo tempo, as equipas entraram com vontade de alterar o marcador e a equipa forasteira fez o primeiro da partida, aos 57 minutos. Num ataque rápido do Feirense, Pedro Mendes ao tentar cortar a bola, acabou por passar a Kizito, que, à entrada da área, remata com pouca força, mas colocado, sem hipóteses para Mota.

O conjunto grená não se encontrava nem tinha argumentos para contrariar a eficácia dos visitantes, que ampliou a vantagem quando decorria o minuto 65. Platiny, numa jogada individual, passou por dois defesas do Oriental e atirou forte para o fundo das redes.

Até final, destaque para um remate perigoso de Hugo Firmino, a passar muito perto do poste da baliza (75).

Com este triunfo, o Feirense subiu provisoriamente à terceira posição, com 55 pontos, mais um do que o Desportivo de Chaves, que tem menos um jogo, cimentando uma posição de subida, enquanto o Oriental é penúltimo do campeonato, com 28.

Jogo no Campo Eng. Carlos Salema, em Lisboa.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Kizito, 57 minutos.

0-2, Platiny, 65.

Oriental: Mota, João Amorim, Diego Tavares, André Almeida, Hugo Grilo, Tom, Valdo, Pedro Mendes (Henrique Gomes, 69), Hugo Firmino, Leonel (Simões, 69) e Saleiro (Peter, 85).

(Suplentes: Rafael Veloso, Varudo, Peter, Henrique Gomes e Simões).

Treinador: João Barbosa.

Feirense: Giorgi Makaridze, Sérgio Barge, Ícaro Silva, Mika Figueiredo, Serginho, Sérgio Semedo, Ruben Oliveira (Hélder Castro, 85), Vasco Rocha, Erson Kukula (Magique, 77), William Kizito e Platiny (João Vieira, 70).

(Suplentes: Luís Ribeiro, Ali Meza, Hélder Castro, Magique, Nuno Diogo, Alex Kakuka e João Vieira.

Treinador: Nuno Santos.

Árbitro: João Capela (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Saleiro (35) e Sérgio Barge (35).

Assistência: cerca de 200 espetadores.