Famalicão e Portimonense empataram, este sábado, 1-1, em partida em atraso da 36.ª jornada da 2.ª Liga, marcada por um ritmo intenso e a qual os algarvios atuaram com menos um jogador durante quase meia hora.

Zambujo deu vantagem ao Portimonense aos oito minutos, mas Chico, recém-entrado, fez o empate aos 71, repondo alguma justiça num jogo entre formações "coladas" nos lugares de subida.

O Famalicão, que conseguiu manter o terceiro posto e não perde há 13 jogos, podia em caso de vitória igualar a pontuação do segundo classificado, o Desportivo de Chaves, o que poderá ter criado alguma ansiedade nos seus jogadores.

Já o Portimonense desceu um lugar na tabela, sendo sexto, já que o Freamunde venceu neste fim de semana o Sporting da Covilhã (1-0) e reforçou a condição de candidato à subida.

A equipa do Algarve começou praticamente a ganhar, num lance em que beneficiou de muita sorte. Zambujo fez o 1-0 aos oito minutos com um cabeceamento que traiu por completo Emanuel, que, devido à lama que se acumulou na pequena área, deixou passar a bola por entre as pernas.

O Famalicão reagiu muito bem à desvantagem e Diogo Santos, aos 14, após livre de Jorge Miguel, podia ter feito o empate, quatro minutos antes de Mércio reclamar grande penalidade, que o juiz alentejano Luís Godinho não considerou, num jogo muito tenso e jogado com agressividade.

Vítor Lima, com um remate ao lado aos 19, e Leandro Souza, com um remate por cima aos 29, também tentaram o empate, enquanto do lado do Portimonense apenas sobressaiu uma tentativa de Fabricio, aos 38, que o guardião minhoto 'encaixou'.

A desvantagem para os locais ao intervalo era desajustada, mas a equipa do Algarve até esteve perto de ampliar logo aos 48 minutos, quando Pires atirou à barra.

O Famalicão, além do sentimento de injustiça, acusou o susto e sucederam-se os lances de perigo - Medeiros atirou ao lado (50) e Mendes ao poste (52) -, até que Chico conseguiu o 1-1 aos 71 minutos, com um cabeceamento certeiro e colocado, após cruzamento da direita.

O empate surgiu numa altura em que os famalicenses já jogavam com mais um, uma vez que Fidelis Irhene viu o segundo amarelo por falta dura sobre Mércio, deixando o clube algarvio com dez aos 64 minutos.

Até ao final do jogo, o Famalicão tentou o golo da vitória com mais afinco do que o adversário, com Leandro Souza a atirar por cima aos 78.