O treinador Paulo Alves desvalorizou hoje qualquer tipo de interferência que o Penafiel terá na definição dos lugares de subida na II Liga de futebol, reconhecendo "alguma vantagem" ao Desportivo de Chaves, a quatro jornadas do fim.

Até ao final do campeonato, o Penafiel vai defrontar o Portimonense (fora), no domingo, seguindo-se o quase condenado Oriental, antes dos jogos com os também candidatos à subida Freamunde (fora) e Famalicão (casa).

"Vamos abordar os jogos até ao final da mesma forma, para ganhar, respeitando todos, sem distinguir os adversários", disse o técnico do Penafiel, em declarações à agência Lusa.

Paulo Alves recusou, por isso, o papel de eventual decisor na contabilidade da subida de divisão, assegurando apenas que "os jogadores do Penafiel vão ser sérios e rigorosos".

O Desportivo de Chaves, na perseguição ao líder FC Porto B, que, pelos regulamentos, não pode subir, é a primeira equipa elegível, com três pontos de vantagem para o Portimonense, quatro para o Freamunde e cinco relativamente ao Famalicão e Feirense, que fecham o lote de candidatos.

"O [Desportivo de] Chaves tem alguma vantagem pontual, tem uma excelente equipa, com jogadores muito experientes e um treinador com grande maturidade. Depois, ainda há equipas com possibilidades, mas é tudo muito imprevisível. Vai depender de diversos fatores, psicológicos e maturidade dos jogadores", afirmou.

O técnico da formação nortenha destacou ainda a imprevisibilidade do campeonato, em que "os jogos mais simples tornam-se, por vezes, os mais complicados", e lembrou a sua experiência atual no Penafiel.

"Já apanhámos todo o tipo de equipas, desde as que lutam pela subida às restantes, e fomos sempre muito competitivos. É dessa forma que iremos jogar até ao final do campeonato", concluiu o técnico, focado em "acabar depressa com qualquer tipo de dúvidas" sobre a permanência do Penafiel.