O Portimonense empatou, este domingo, com o Penafiel, 1-1, em Portimão, em jogo da 43.ª jornada da 2ª Liga, e atrasou-se na luta pelos lugares de acesso à Liga NOS. No Estádio Municipal de Portimão, o Penafiel chegou ao intervalo em vantagem, com um golo marcado por Gonçalo Abreu, aos 45+2 minutos, tendo Ricardo Pessoa (60') assinado o tento dos algarvios.

Depois de um primeiro período equilibrado, em que ambos os conjuntos repartiram as oportunidades de golo, o segundo tempo pertenceu por completo aos algarvios, com o jogo a ter um só sentido: o da baliza do Penafiel.

A formação de Paulo Alves até entrou melhor no jogo, com maior pressão ofensiva, tendo aos cinco minutos a oportunidade para abrir o marcador, num lance de contra-ataque em que Rui Miguel obrigou o guarda-redes Ricardo Ferreira a defesa apertada.

Perante um Portimonense que demonstrava algum nervosismo, o Penafiel voltou a criar nova ocasião de golo, desta vez com Rui Miguel (17') a não acertar com a baliza.

O lance despertou a formação orientada por José Augusto, que, aos 19 minutos, teve em Fabrício a sua primeira oportunidade, numa jogada em que Pedro Ribeiro se opôs ao remate do algarvio, já dentro da pequena área.

Até ao intervalo, as duas equipas tiveram ocasiões para fazer funcionar o marcador, através de Mamadu (27') e de Rui Miguel (41'), com os dois guarda-redes a oporem-se aos remates.

Antes do descanso, Gonçalo Abreu (45'+2) abriu o marcador para o Penafiel, com um golo marcado de livre direto que deixou o guarda-redes algarvio sem reação.

No segundo período, o Portimonense surgiu mais rápido e pressionante ofensivamente, conseguindo empurrar o Penafiel para perto da sua área, tendo Zambujo (53') oportunidade para igualar a partida, mas o remate acabou por ser desviado quase em cima da linha de baliza por Pedro Ribeiro.

Contudo, a pressão ofensiva dos algarvios resultaria no golo do empate, apontado por Ricardo Pessoa (60) através da cobrança de um livre direto, colocando a bola fora do alcance do guarda-redes Ivo.

Com o jogo dominado, os algarvios foram incapazes de aproveitar algumas das ocasiões criadas para chegarem à vitória e quebrarem o ciclo de 18 jogos sem derrotas do Penafiel, equipa que não perde desde a 24.ª jornada: desaire com o Leixões por 1-0.

Até ao final, Ivo Nicolau (69'), Zambujo (76') e Fabrício (84'), com um remate ao poste, foram os jogadores que beneficiaram das melhores ocasiões para virar o marcador a favor dos algarvios.

A formação algarvia reclamou ainda do trabalho do árbitro João Pinheiro, de Braga, ao não assinalar duas alegadas grandes penalidades, aos 74 e 90+2 minutos.

No primeiro lance, Pedro Ribeiro desviou, com o braço na área, um remate de Fabrício e, já em tempo de compensação, a bola embateu no braço de Daniel Martins, após remate de Musa Yahaya.