O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, saudou hoje “com entusiasmo a subida do Desportivo de Chaves” à I Liga de futebol, 17 anos depois da última presença dos flavienses.

“Este é um momento particularmente feliz para um clube histórico, cuja presença no principal campeonato nacional irá certamente contribuir para valorizar a competição”, sublinhou o presidente da FPF, em declarações no sítio oficial da Federação.

O Chaves garantiu hoje a subida ao escalão principal, com um empate a 1-1 na casa do Portimonense.

A uma jornada do final, a equipa transmontana assegurou o segundo lugar, enquanto o FC Porto B o título de campeão.

Os ‘dragões’ entraram em campo já como os novos campeões, face ao empate mais cedo dos flavienses, numa jornada em que venceram o Benfica B (3-1).

Fernando Gomes deixou também palavras de apreço à equipa secundária dos portistas, que não sobe face ao estatuto das equipas B, considerando que a equipa orientada por Luís Castro teve um “percurso de excelência”.

“É com grande mérito que assegura o primeiro lugar nesta prova, um feito inédito para uma formação B em Portugal, e pouco visto também no futebol europeu", salientou o responsável máximo da FPF.

Em dia de festejos esteve também a equipa de iniciados do Benfica, que se sagrou campeã após vencer o Sporting por 1-0, no Seixal, feito que Fernando Gomes também considerou, assinalando os números alcançados pelos ‘encarnados’.

“Estou, naturalmente, a valorizar as 33 vitórias alcançadas em 33 jogos disputados, além do registo de 133 golos marcados", disse o dirigente, dando as felicitações por um percurso que disse ser “um orgulho” para os responsáveis e adeptos do clube.