A Câmara de Chaves vai atribuir a medalha de Honra da cidade ao Desportivo de Chaves pelo regresso à I Liga, 17 anos depois da sua última presença.

Numa cerimónia realizada hoje no salão nobre do município, o presidente da câmara, António Cabeleira, recebeu os jogadores, equipa técnica, direção e investidor do clube para homenagear o emblema ‘azul-grená’ e anunciar que a entrega da medalha será no Dia da Cidade de Chaves, a 08 de julho.

“No seu todo, o Desportivo de Chaves está de parabéns, porque tem honrado a cidade por todo o país”, disse.

Sócio há mais de 30 anos e adepto assíduo nos jogos, António Cabeleira frisou que recolocar o clube no convívio entre os ‘grandes’ é um “feito extraordinário” e um dos motivos de união da sociedade.

“O mérito é fundamentalmente dos atletas, pois são eles que jogam”, entendeu.

A subida da equipa de Trás-os-Montes à I Liga tem um “enorme impacto” na cidade, concelho e região, porque lhe vai dar “novo colorido”, considerou.

“É mais uma oportunidade para chamar a atenção, promover o território e os produtos. É mais uma ajuda no processo de desenvolvimento”, realçou.

António Cabeleira sustentou estar “muito orgulhoso”, agradecendo ao treinador, à equipa médica, à direção e à Sociedade Anónima Desportiva (SAD), na pessoa do investidor, o empresário Francisco Carvalho.

“Obrigada pela sua persistência e por ter perseguido o seu sonho que, agora, concretizou”, ressalvou.

Francisco Carvalho assumiu os destinos do clube em 2011, depois de estar envolvido num processo de insolvência.

Por seu lado, o vice-presidente do clube, Rui Martins, apelou à união de todos os transmontanos, algo fundamental para o manter no escalão máximo do futebol português.

Rui Martins sustentou que a região deve reconhecer o esforço do investidor, merecendo toda a admiração.

“Este sucesso começou com um homem que adora a cidade e o Desportivo de Chaves. Foi o sonho dele que se realizou com trabalho e dedicação”, vincou.

A equipa de Trás-os-Montes carimbou a subida ao escalão máximo do futebol português no passado domingo, em jogo da 45.ª e penúltima jornada da II Liga, ao empatar 1-1 no terreno do Portimonense.

Orientada pelo ‘Rei das Subidas’ Vítor Oliveira, que já anunciou estar de saída, o Desportivo de Chaves recebe no sábado o Feirense - que ainda luta pela subida.

Nesse dia, o clube agendou uma “festa da subida” no campo da feira, junto ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a partir das 18:30, com a presença de dois grupos musicais.