O Desportivo das Aves, da II Liga de futebol, anunciou hoje a contratação de Ivo Vieira para treinador da equipa na época 2016/17, tendo por missão a subida do clube à I Liga.

Em comunicado publicado na sua página do Facebook, o clube justifica uma contratação "que vai de encontro aos objetivos traçados para 2016/17, onde a ambição será a linha mestra a seguir para lutar pelo regresso dos avenses à I Liga".

A mesma nota acrescenta que "Ivo Vieira enquadra-se, assim, no perfil pretendido, no âmbito de um projeto arrojado, ao qual o próprio promete entregar-se de corpo e alma".

Aos 40 anos, o treinador, natural de Machico, assume pela primeira vez a liderança de uma equipa do continente, depois de o seu percurso, quer como jogador quer como treinador, ter sido cumprido em clubes da Madeira.

Antigo defesa-central, além de ter representado o clube da sua terra natal, Ivo Vieira cumpriu o resto da carreira no Nacional, onde envergou a braçadeira de ‘capitão’.

Terminada a carreira de futebolista, foi nos ‘alvi-negros’ que iniciou uma nova fase como adjunto de Casemiro Mior, João Carlos Pereira, Manuel Machado, Carlos Brito e, por último, Jokanovic.

Em 2008/09 passou a treinador principal da equipa de juniores dos madeirenses, até que, entre 2010 a 2012, estreou-se na I Liga ao serviço do Nacional.

Seguiu-se o Marítimo B, e, em 2014/15, ocupou o lugar de Leonel Pontes, mantendo-se na equipa insular até janeiro deste ano, cargo depois assumido por Nelo Vingada.

No Desportivo das Aves, Ivo Vieira sucede no cargo a Ulisses Morais, que cessou funções logo após o final da II Liga, tendo classificado o Aves no oitavo lugar, com 67 pontos.