O Desportivo das Aves realizou hoje o primeiro treino da pré-temporada 2016/17, com uma nova equipa técnica, o plantel renovado e a ambição de subida na II Liga de futebol.

Ivo Vieira, que na época passada orientou o Marítimo, da I Liga, substituiu no Aves Ulisses Morais e terá a responsabilidade de melhorar o oitavo lugar da época passada e intrometer a equipa na luta pelos lugares de acesso ao principal escalão do futebol português.

Para isso, a formação da Vila das Aves apresenta 13 reforços, entre regressos e estreantes, na sua maioria experientes, que se juntam aos elementos que transitam da temporada transata, com o destaque para o antigo internacional português Quim, guarda-redes que completará 41 anos em novembro.

Nélson Pedroso e Romaric são os ‘sobreviventes’ da defesa, o mesmo acontecendo com Ericsson, Tarcício, Pedró e Zé Valente, relativamente ao meio campo, e ainda Alexandre Guedes, Renato Reis e Theo Mendy, no ataque.

Os centrais João Pedro e Tiago Valente, com experiência de I Liga, estão, por sua vez, de regresso ao Aves, numa lista de ‘reforços’ em que pontificam Caetano (ex-Penafiel), Bruno Alves (ex-Vitória de Guimarães) ou Barry (ex-Desportivo de Chaves).

Ivo Vieira, que será coadjuvado pelos também madeirenses Filipe Neto e Miguel Romão, além dos ‘repetentes’ Vitinha e Daniel Castro e do treinador de guarda-redes Miguel Matos, ex-Santa Clara (Rafael Silva será o observador dos jogos e adversários) iniciou os trabalhos de campo à espera de um guarda-redes para fechar o plantel.

Os trabalhos de campo, que complementam os exames médicos, iniciados na quinta-feira da semana passada, vão realizar-se nas instalações do Aves até ao próximo sábado, 02 de julho, dia da apresentação do plantel aos sócios e comunicação social, numa cerimónia a realizar no centro da vila, em frente à junta de freguesia, a partir das 20:00.

O plano de preparação da nova temporada inclui ainda um estádio em Arcos de Valdevez, de 10 a 16 de julho, no decorrer do qual o Aves defrontará o Rio Ave (dia 13, às 10:30, no estádio do Arcos de Valdevez).

O primeiro particular da época acontece no dia 06, nas Aves (18:00), diante da equipa B, uma das novidades do clube para 2016/17.

Plantel provisório do Desportivo das Aves para 2016/17:

- Guarda-redes: Quim e Marco Pinto (ex-1.º de Dezembro).

- Defesas: Nélson Pedroso, Romaric, Tiago Valente (ex-Vitória de Setúbal), João Pedro (ex-Famalicão), João Amorim (ex-Belenenses) e Xandão (ex-CSA - Alagoano, Bra).

Médios: Ericson, Tarcísio, Pedró, Zé Valente, Zé Tiago (ex-Sporting da Covilhã), Cláudio Falcão (ex- Independente de Limeira, Bra) e Bruno Alves (ex-Vitória de Guimarães).

Avançados: Alexandre Guedes, Renato Reis, Theo Mendy, Leandro Souza (ex-Famalicão), Adilson Bahia (ex-Pelotas, Bra), Femi Balogun (ex-Farense), Caetano (ex-Penafiel) e Barry (ex-Desportivo de Chaves).

Treinador: Ivo Vieira.

Saíram: Diogo Freire, Chico Gomes, André Dias, Vítor Aves, Jander, Marcos Valente (Vitória de Guimarães), André Costa, Ibok Edet, Joel Silva, Fernando Silva, Felipe Martins e Dialló.