O Famalicão, da II Liga portuguesa em futebol, conta ter pronto em junho de 2017 um centro destinado à formação do clube com capacidade para albergar mais de meio milhar de jovens.

O emblema que terminou a última temporada na sexta posição da II Liga tem atualmente 350 jovens nos escalões de formação, num total de 20 equipas. O custo do projeto ronda os 1,2 milhões de euros (ME), sendo que numa fase posterior, o Famalicão ambiciona estender a empreitada e construir um centro de estágios para a equipa sénior, no valor de 3,3 ME.

Este equipamento vai ficar localizado em Esmeriz, concelho de Vila Nova de Famalicão, num terreno cedido por 50 anos pelo Município local. Esta manhã, na apresentação do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, garantiu a comparticipação em um terço na primeira fase da obra, ou seja, no que se refere ao centro de formação.

Já o presidente do Famalicão explicou que a verba restante será captada "através de um trabalho de sensibilização junto da sociedade civil". O dirigente apontou o início da construção do centro de formação para outubro deste ano e chamou ao terreno cedido pela câmara "um alicerce para o futuro", sendo objetivo do clube "a afirmação definitiva, o enraizamento na comunidade e o crescimento".

O desenho do centro de formação inclui áreas de lazer, estacionamento, três campos de relva sintética, balneários, bancada com a possibilidade de acolher 1500 pessoas, bem como gabinetes técnicos e médicos.

Já o centro de estágios, parte da empreitada que atualmente não tem data para avançar, inclui campos de relva natural, edifício de dois pisos com 30 quartos, salas técnicas e de refeição, bem como balneários e área médica e de recuperação.