Os associados do Leixões, da II Liga de futebol, aprovaram este sábado em assembleia-geral (AG) a marcação de uma reunião magna para 2 de setembro, a fim de ser criada uma comissão administrativa para gerir o clube.

A revelação foi feita à agência Lusa por um dos cerca de 90 associados presentes na AG, que decorreu em Matosinhos à porta fechada, e à qual "não compareceu nenhum elemento da direção, do conselho fiscal e na qual apenas esteve o presidente da mesa, Manuel Leão", acrescentou a fonte.

Este cenário impediu a apresentação dos relatórios de gestão e contas referentes às épocas de 2014/15 e 2015/16, que constava do ponto 2 da ordem de trabalhos, facto que "revoltou os associados" depois de "dois deles terem sido nomeados para se juntarem a Manuel Leão na mesa e, assim, poder haver reunião".

No ponto três, que previa a análise da situação do clube, foi "entregue uma moção para a marcação de uma assembleia-geral extraordinária para o dia 02 de setembro para eleger uma comissão administrativa que fará a gestão do clube nos 90 dias seguintes até ao próximo ato eleitoral", acrescentou a fonte.

"Atendendo a que o presidente da direção, a direção e o conselho fiscal estão demissionários e não cumpriram com os seus deveres estatutários, escolhendo não comparecer à AG, entendeu-se que esta seria a melhor solução para viabilizar o clube", disse aquela fonte da moção que foi aprovada "com 82 votos a favor".

Aos membros da futura comissão caberá ainda, segundo a mesma fonte, "esclarecer os associados da situação do clube, dos protocolos com os credores no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER) e com a SAD e cativar a formação de listas para as eleições".

A AG terminou com "um voto de agradecimento ao mestre João Faneco, uma figura há 50 anos ao serviço do clube, primeiro como jogador e depois como treinador da formação dos 'bebés do Mar', que regressou recentemente a Matosinhos, após ter superado um problema de saúde", concluiu.