II Liga

04-08-2016 09:20

Portimonense e União da Madeira arrancam como candidatos à subida

A nova edição da competição conta ainda com a estreia do Cova da Piedade e do Fafe.
União da Madeira vs Rio Ave
Foto: Lusa

O jogador do União da Madeira, Gian Martins, festeja o golo

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A II Liga portuguesa de futebol arranca no sábado com Portimonense e União da Madeira como os principais candidatos à subida, numa edição da competição marcada ainda pela estreia do Cova da Piedade e do Fafe.

A formação da Madeira não conseguiu a manutenção na I liga, tendo ficado a um ponto do Tondela, e parte para esta segunda liga como uma das principais formações a disputar a subida de divisão.

O União surge com um novo treinador (Filó), que substituiu Norton de Matos, e com algumas mudanças no plantel, tal como o Portimonense, que volta a tentar a subida depois de ter ficado em quarto lugar em 2014/2015, com os mesmos pontos do Feirense (78), última equipa a garantir a promoção à I Liga.

Para tentar o regresso ao primeiro escalão, o Portimonense trocou José Augusto pelo 'rei das subidas' Vítor Oliveira, treinador de 62 anos que procura a 10.ª subida, depois de já ter promovido Paços de Ferreira, Académica, União de Leiria, Belenenses, Leixões, Arouca, Moreirense, União da Madeira e, na última temporada, o Desportivo de Chaves.

Numa prova habitualmente competitiva, a edição deste ano vai contar com 42 jornadas, a Académica, que também desceu à II liga, pode ser outro dos candidatos, com Costinha ao leme dos ‘estudantes', numa luta em que também Freamunde e Famalicão poderão ter ‘uma palavra’.

Embora não possa subir de divisão devido aos regulamentos das equipas B, o FC Porto será certamente uma das equipas a ter em conta, já que defende o título conquistado na edição passada.

À semelhança dos ‘dragões’, também as equipas B de Sporting, Vitória de Guimarães, Sporting de Braga e Benfica estão inseridas neste campeonato, residindo a incógnita nos ‘encarnados', que só conseguiram a manutenção na última jornada da última edição.

Em estreia na II Liga estão Fafe e Cova da Piedade, que fizeram companhia ao Vizela na subida do Campeonato de Portugal, formações que, por via da promoção, deverão aspirar inicialmente à manutenção no segundo escalão profissional português.

Conteúdo publicado por Sportinforma