O Santa Clara venceu esta quarta-feira o Varzim por 2-1, mantendo-se sem derrotas e no segundo lugar 2.ª Liga, atrás do líder Portimonense, em jogo da nona jornada da prova.

No jogo de estreia do técnico Quim Machado, a formação açoriana venceu o Varzim com golos de Clemente (29 minutos) e Ruben Saldanha (34), sendo que Rui Costa (74) reduziu para o Varzim, numa partida em que Leonel Olímpio falhou uma grande penalidade para os visitantes, aos 82 minutos, devido a uma excelente defesa de Serginho.

Numa primeira parte de luxo para o Santa Clara, Berny Burke foi o primeiro a deixar o aviso mal passava dos cinco minutos de jogo, num lance de perigo em que o remate forte do jogador saiu ao lado da baliza de Paulo Cunha.

O Varzim só chegou à baliza adversária aos dez minutos, aproveitando um erro defensivo do Santa Clara, que culminou num cabeceamento de Rui Costa para defesa de Serginho.

Aos 28 minutos, o árbitro Bruno Esteves assinalou penálti, por falta de Organista sobre Igor, tendo, no minuto seguinte, Clemente inaugurado o marcador.

O golo libertou o Santa Clara, frente a um Varzim apagado e Ruben Saldanha, num grande golo, aproveitou a assistência de Pacheco para parar a bola no peito e rematar fortíssimo estabelecendo o 2-0, aos 34 minutos.

Perante um Santa Clara mais apagado na segunda parte, o Varzim cresceu e ameaçou, aos 61 e 66 minutos, por Villagran e Rui costa, respetivamente, tendo os 'alvinegros' reduzido aos 74, por Rui Costa.

Numa altura em que renascia a esperança do Varzim em conseguir pelo menos igualar o marcador, aos 81 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade favorável aos poveiros devido a falta de Diogo Santos, mas Serginho defendeu.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores: 1-0, Clemente, 29 minutos, 2-0, Ruben Saldanha, 34, 2-1, Rui Costa, 74.

Santa Clara: Serginho, João Dias, Massaia, Filipe Barros, Igor, Diogo Santos, Pacheco, Ruben Saldanha (Telmo Castanheira, 90+2), Batatinha (João Reis, 63), Berny Burke e Clemente (Diogo Ribeiro, 69).
Suplentes: Pedro Soares, Telmo Castanheira, Pineda, João Reis, Rui Silva, El Gadi e Diogo Ribeiro.
Treinador: Quim Machado.

Varzim: Paulo Cunha, Lima Pereira, Sandro, Jeferson, Leonel Olímpio, Organista (Barcelos, 67), Denot (Neta, 46), Tiago Alves (Nelsinho, 46), Villagrán, Rui Costa e Éder.
Suplentes: Marinho, Nelsinho, Neta, Diogo Barcelos, Pedro Santos, Nelson Agra e Rui Coentrão.
Treinador: Armando Evangelista.

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Santos (06), Organista (28), Clemente (53), Nelsinho (70), Ruben Saldanha (87), Igor (88), João Reis (90+1) e Villagrán (90+4).

Assistência: 1.278 espetadores.