O Penafiel venceu este domingo, em casa, o Varzim, por 2-1, e ascendeu ao 5.º lugar da 2.ª Liga, à 13.ª jornada, num encontro em que foi sempre superior, mas teve de recuperar de desvantagem.

O avançado brasileiro Fernando foi a figura da reviravolta dos locais, ao anotar os 2 golos, aos 70 e aos 80 minutos, o primeiro de grande penalidade, depois de Éder Díez, aos 31', ter adiantado os poveiros.

O Penafiel foi um justo vencedor, mas só chegou aos golos na segunda parte, altura em que conseguiu vencer, finalmente, a oposição do guarda-redes Paulo Vítor, autor de uma mão cheia de decisivas intervenções.

A equipa forasteira entrou atrevida no jogo, a trocar bem a bola, em velocidade, e a explorar os corredores laterais, mas esta atitude esfumou-se antes da primeira dezena de minutos, altura em que o Penafiel, com um meio campo mais agressivo e a pressionar alto, passou a ter bola, jogando à vontade entre linhas e criando situações de golo.

Gonçalo Abreu, aos 11 minutos, falhou escandalosamente o golo, ao desperdiçar a recarga a uma bola devolvida pelo 'ferro', a cabeceamento de Pedro Ribeiro. Hélio e André Fontes, também ainda antes do primeiro quarto de hora, viram os seus remates travados por Paulo Vítor.

Nesta altura, o Varzim jogava com o bloco baixo e era macio a defender, mas marcou à primeira oportunidade, na primeira vez que a bola chegou a Rui Costa. O máximo goleador dos poveiros, com cinco tentos no campeonato, recebeu a bola à entrada da área e rematou forte, Ivo Gonçalves desviou para o 'ferro' e, na recarga, o espanhol Éder inaugurou o marcador.

O Penafiel não desarmou, arriscou e insistiu no ataque, que chegou a ser sufocante, obrigando o Varzim a recuar cada vez mais as suas linhas.

Fábio Fortes, aos 62 minutos, abanou definitivamente com o jogo, com um cabeceamento que proporcionou a defesa da tarde a Paulo Vítor, antecipando a merecida igualdade, alcançada 8 minutos depois, aos 70, por Fernando, na cobrança de uma grande penalidade a castigar mão na bola de Jean na grande área.

O mesmo Fernando fechou a contagem, aos 80 minutos, a concluir, na área, uma jogada iniciada em Wellington na direita e que contou ainda com uma preciosa simulação de Fábio Fortes.

Com esta vitória, a sexta em 13 jogos, o Penafiel ascendeu à quinta posição, com os mesmos 22 pontos do Cova da Piedade, enquanto o Varzim manteve os 13 e caiu para o incómodo 18.º lugar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.