O Sporting da Covilhã, da II Liga de futebol, vai conceder a categoria de sócio de mérito ao cobrador António Cunha e ao empresário Manuel Brancal e atribuir ao Grupo IMB Hotels a distinção de sócio honorário.

A proposta foi aprovada, por unanimidade e aclamação, na última Assembleia Geral e o diploma vai ser entregue no jantar do 94.º aniversário do emblema serrano, em Junho do próximo ano.

António Cunha, 77 anos, antigo tecelão, foi cobrador do clube durante cerca de 50 anos, até há dois meses, quando "as pernas" o impediram de continuar.

Saber da homenagem apanhou-o de surpresa e representa a ligação que tem ao clube desde criança.

"Significa que as pessoas me estimam, me querem bem e que reconhecem o meu amor ao clube desde garoto", diz António Cunha, em declarações à agência Lusa.

O cobrador já tinha sido homenageado em 2008. O dia em que receber o diploma a atestar a atribuição do estatuto de sócio de mérito prevê que seja "de muita emoção" por uma distinção que considera merecida, pelas cinco décadas em que calcorreou a pé quilómetros com o livro de dez quilos no braço e pela "dedicação e honestidade".

Na proposta apresentada pela direção foi sublinhado o "empenho e profissionalismo" de António Cunha e a sua "enorme colaboração" durante quase meio século.

Manuel Brancal, empresário e patrocinador dos ‘leões da serra’ há várias épocas, é distinguido por "sempre ter acorrido em defesa dos interesses do Sporting Clube da Covilhã" e pela "amizade, disponibilidade e dádivas ao clube".

Já o Grupo IMB Hotels, propriedade de Manuel Brancal, destaca-se pela "dedicação da empresa ao clube", pela "disponibilidade" e pela "relação de amizade e respeito".