A goleada por 4-0 sobre o Cova da Piedade, no domingo, foi a primeira do Leixões com esta expressão desde 2006/07 na II Liga de futebol, enquanto Rafael Porcellis não marcava cinco golos em três jogos desde 2012/13.

É preciso recuar até à 12.ª jornada da época 2006/07, quando o Leixões recebeu o Varzim em partida disputada a 3 de dezembro, para encontrar o último triunfo do clube de Matosinhos pelo mesmo resultado.

Nessa época, de boa memória para o Leixões, o clube viria a terminar em primeiro lugar na classificação e a garantir, juntamente com o Vitória de Guimarães, o regresso à principal divisão do futebol nacional depois de uma longa ausência.

Um ano e cinco dias depois, mas na quarta eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Torreense, o Leixões conseguiu também golear por 4-0.

Porcellis tem sido sinónimo de eficácia desde que se estreou pelo Leixões, em Famalicão, na 22.ª jornada. Nesse jogo marcou o segundo golo e não mais parou de acertar com a baliza.

A meio da semana, frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, o avançado brasileiro, de 30 anos, fez os dois golos na derrota por 6-2 e manteve a pontaria na receção ao Cova da Piedade, anotando o primeiro e terceiro tentos dos locais. Um feito inédito na sua sétima temporada em Portugal.

O registo positivo do brasileiro fica aquém do obtido em 2012/13 quando, ao serviço do Santa Clara, fez sete golos em 11 dias, nas três jornadas do Grupo D da Taça da Liga: três ao Trofense, dois ao Desportivo das Aves e dois á Naval 1ª de Maio.

Com cinco triunfos averbados na prova, cumpridas 23 jornadas, quatro ocorreram desde que Daniel Kenedy sucedeu a Filipe Coelho e ainda que não tenha conseguido abandonar a zona de despromoção, o emblema de Matosinhos vê hoje essa realidade mais próxima.

Freamunde (0-1), Penafiel (2-1), Famalicão (0-2) e Cova da Piedade (4-0) foram os triunfos conseguidos por Kenedy nas nove jornadas que leva ao leme da equipa, a que devem ainda somar-se a eliminação do Oriental (1-2) e do Tondela (2-1) na quarta e quinta eliminatórias da Taça de Portugal.

A recente visita à Luz não parece ter deixado marcas na equipa nem nos adeptos que segundo a informação disponibilizada pela Liga Portugal, fizeram contra o clube de Almada a terceira maior assistência da época.

O registo de 989 adeptos presentes no domingo no Estádio do Mar apenas foi superado pelos 1.111 contra o Santa Clara (16.ª jornada) e 1.072 na receção ao Vizela (7.ª). Das três primeiras jornadas não há números de assistência no site da liga.