Segunda liga

20-04-2017 00:00

Leixões perde nos Açores e cai para a zona de despromoção

Santa Clara venceu o Leixões por 3-0.
Clube Desportivo de Santa Clara
Foto: CD Santa Clara

Santa Clara venceu o Leixões por 3-0.

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Santa Clara, superior em campo, venceu esta quarta-feira o Leixões, por 3-0, em jogo da 37.ª jornada da 2.ª Liga, deixando a equipa de Matosinhos na 'zona vermelha' da tabela.

Com um esquema tático fora do habitual (4x4x2), a equipa de Carlos Pinto entrou em força numa primeira parte em que quase sempre dominou frente a um Leixões mais fechado em campo. Os golos que se faziam 'adivinhar' foram marcados por Osama e João Dias, aos 20 e 25 minutos, respetivamente.

Na segunda parte, o Leixões teve uma palavra a dizer, mas o Santa Clara, novamente mais forte e tranquilo na classificação (8.º), estabeleceu o 3-0 através de Clemente já perto do final da partida.

Nos primeiros cinco minutos de jogo, Pineda chegou duas vezes à baliza adversária, embora para rematar muito por cima da baliza de Ricardo. O Leixões respondeu aos 12 minutos, num pontapé fortíssimo de Porcellis, que fez a bola passar muito perto do poste da baliza de Serginho.

Aos 19 minutos, numa situação flagrante e com a bola a 'voar' em cima da linha da baliza do Leixões, nenhum jogador do Santa Clara conseguiu marcar em três remates consecutivos.

No minuto seguinte, o árbitro António Nobre assinalou penálti favorável à formação insular, por falta de André Teixeira sobre Guilherme, e Osama converteu o castigo máximo em golo.

Aos 25 minutos, João Dias rematou para o segundo golo do Santa Clara no seguimento de um canto marcado por João Reis.

Serginho foi chamado a intervir pela primeira vez no jogo, aos 33 minutos, para fazer uma excelente defesa a um remate forte de Bruno Lamas, mas a primeira parte fechou com um lance de perigo na área do Leixões, quando Osama, isolado, atirou à figura do guarda-redes.

O Leixões entrou na segunda parte mais pressionante e obrigou Serginho à segunda intervenção da partida, aos 54 minutos, num remate forte de Tino em que o guardião da formação açoriana se teve de aplicar para evitar o pior.

O Santa Clara, que entrou nesta segunda parte mais 'apagado', voltou ao registo da primeira parte criando oportunidades de golo, primeiro, aos 67 minutos, num remate de Guilherme que fez a bola passar junto ao poste da baliza de Ricardo e depois, aos 72, num bom cruzamento de Pineda que Clemente desperdiçou.

Aos 88 minutos, Clemente não perdoou o atraso de André Teixeira e estabeleceu o 3-0 final depois de contornar o guardião do Leixões.

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada

Marcadores:

1-0, Osama, 20' (penálti).

2-0, João Dias, 25'.
3-0, Clemente, 88'.

SANTA CLARA - Serginho, Rui Silva, João Dias, Accioly, João Reis, Berny Burke (Ruben Saldanha, 81'), Osama, Pacheco, Pineda, Joel Silva (Clemente, 63') e Guilherme (Diogo Santos, 89').

Suplentes: Pedro Soares, Felipe Barros, Diogo Santos, Clemente, Igor, Diogo Coelho e Ruben Saldanha.

Treinador: Carlos Pinto.

LEIXÕES - Ricardo, Vumbi, André Teixeira, Jorge Silva, Cadu (Abalo, 45'), Salvador (Tino, 29'), Bruno China, Bruno Lamas, Fati Jr (Miguel, 69'), Porcellis e Fatai.

Suplentes: Assis, Ludovic, Miguel, Lucas, Abalo, Tino e Silvério.

Treinador: Daniel Kenedy.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Accioly (37'), Cadu (41') e Bruno China (74').

Assistência: 425 espectadores.

Conteúdo publicado por Sportinforma