Sporting B 2-2 Benfica B

05-05-2017 17:49

Zé Gomes e Gelson Dala brilham no dérbi dos Bês

O Benfica B mantém o 3.º lugar da II Liga, agora com 63 pontos, mais um que o Penafiel. O Sporting B faz 54 pontos e esta no 13.º lugar.
Sporting B - Benfica B
Foto: SL Benfica

Sporting B - Benfica B

Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt

Sporting B e Benfica B empataram a duas bolas em Alcochete, em jogo da 40.ª jornada da II Liga. Gelson Dala e Leonardo Ruiz marcaram para os jovens ´leões`, Zé Gomes marcou os dois tentos dos ´encarnados`.

As duas equipas entraram no relvado separadas por nove pontos, com vantagem para os jovens ´encarnados` que seguem no 3.º lugar da II Liga, com 62 pontos, contra o 14.º lugar do Sporting, com 53 pontos. Hélder Cristóvão, treinador dos Bês ´encarnados`, optou por Hermes na lateral esquerda, jogador que chegou ao Benfica em janeiro.

Do lado do Sporting, poucas novidades, numa equipa onde tem brilhado Gelson Dala e Pedro Delgado. André Geraldes, lateral que esteve no V. Setúbal na primeira metade da época, foi mais uma vez titular no lado dos ´leões`. Matheus Pereira desta vez não foi chamado, pelo que deverá jogar no domingo na equipa principal frente ao Belenenses, face as ausências de Gelson Martins, Alan Ruiz e Podence.

No campo principal da Academia de Alcochete, com Emílio Peixe, selecionador de sub-20 de Portugal nas bancadas, Sporting entrou melhor e criou a primeira situação de golo por Leonardo Ruiz após centro de Pedro Delgado, mas o ex-FC Porto falhou o desvio por pouco. Mas Pedro Delgado viria ver um passe seu transformado em golo pouco tempo depois. Aos 19 minutos o Sporting B fez o 1-0 pelo avançado Gelson Dala.

Pedro Delgado lançou o veloz jogador angolano que apareceu nas costas da defensiva ´encarnada` e a fazer o 1-0, num remate colocado, após galgar alguns metros. Era o 12.º golo em 16 jogos do angolano na II Liga, sendo que cinco deles foram marcados nos últimos três jogos.

Os comandados de Hélder Cristóvão tentaram reagir, quase sempre por João Félix, um dos melhores jogadores desta formação, apesar de ser o mais novo. O extremo ex-FC Porto tentou surpreender Pedro Silva num remate de longe que o guarda-redes leonino teve de afastar para canto. Depois do aviso veio o golo. O empate chegou no minuto 45 do primeiro tempo, num remate Zé Gomes dentro da área que o guarda-redes Pedro Silva ainda tentou parar, mas sem sucesso. O centro foi de Hermes, após erro do central Fidel Escobar.

No segundo tempo os comandados de Luís Martins voltaram a entrar um pouco melhor no encontro, com destaque para Gelson Dala. O angolano teve o 2-0 nos pés, mas o seu remate saiu por cima, aos 55, após centro de André Geraldes.

Numa altura em que o Benfica já jogava com Gedson Fernandes no lugar de João Filipe e Jovane Cabral tinha rendido Ricardo Guimarães ´Guima` no Sporting, os jovens ´leões` fizeram o 2-1 por Leonardo Ruiz, numa jogada de insistência e após grande confusão na área ´encarnada`. O último remate foi do colombiano, depois de muita insistência leonina.

O Benfica B viria a empatar novamente o jogo aos 75 minutos, novamente por Zé Gomes. O jovem avançado apareceu solto na pequena área a desviar um centro de Gedson na direita. A defensiva leonina estava a ´dormir`.

Nos derradeiros minutos o Sporting criou algumas situações de perigo, com dois remates de Jovane Cabral que por pouco não deram em golo.

Com este empate, o Benfica B mantém o 3.º lugar da II Liga, agora com 63 pontos, mais um que o Penafiel. O Sporting B faz 54 pontos e esta no 13.º lugar, mas ainda em lugar perigoso já que pode cair para as posições de play-off de manutenção na II Liga.

De recordar que a Liga Portuguesa, à semelhança do que fez na época passada, agendou para as derradeiras jornadas os jogos entre as equipas B para não interferir nas contas do título, mas também da permanência e descida.

Conteúdo publicado por Sportinforma