O presidente do Desportivo das Aves, Armando Silva, garante que o clube tem estabilidade financeira para permanecer na I Liga na próxima época. Confirmada a subida, agora é hora de lutar pelo título de campeão da II Liga com o Portimonense.

Para esta subida muito contribuiu o contributo de José Mota. O treinador disse que quando assumiu funções percebeu que "o grupo tinha perdido a confiança" devido a quatro desaires consecutivos e precisava de "uma nova filosofia".

José Mota substituiu Ivo Vieira e orientou pela primeira vez no desaire frente ao Sporting B (2-1), para a 29.ª jornada, tendo depois somado dois empates consecutivos.

Esses primeiros resultados, portanto, não foram encorajadores, mas o técnico diz que já vislumbrou mudanças que lhe agradaram, tanto "em termos exibicionais" como na "vontade de mudar" que os jogadores mostraram.

Depois disso, o Desportivo das Aves apenas perdeu mais um jogo, fora e com o líder, Portimonense, e no domingo passado festejou a quarta subida à primeira divisão desde que foi fundado em 1930, ao empatar 2-2 na Madeira com o União.

Já o guarda-redes Quim, de 41 anos, considera-se em "perfeitas condições" para se manter em atividade e diz que gostava de o fazer pelo Desportivo das Aves, após festejar a subida à I Liga de futebol.

Quim diz que "não há segredos" para a sua longevidade competitiva, mas depois aponta "a paixão que se vive em cada treino".