Futebol

21-05-2017 17:58

Benfica campeão dos Bês. Famalicão e Cova da Piedade ficam na II Liga

Na derradeira jornada, já se sabia que Portimonense e Desportivo das Aves tinham garantido a subida ao escalão maior do futebol português, faltando apenas saber quem seria o campeão, quem desceria logo e quem iria disputar o play-off de manutenção.
Segunda Liga
Foto: DR

Segunda Liga

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Cai o pano sobre a Segunda Liga, versão 2016/2017. Na derradeira jornada, já se sabia que Portimonense e Desportivo das Aves tinham garantido a subida ao escalão maior do futebol português, faltando apenas saber quem seria o campeão, quem desceria logo e quem iria disputar o play-off de manutenção.

O Portimonense, que liderou a prova durante quase toda a época, entrou em campo em vantagem e confirmou o primeiro lugar, e consequentemente o título de campeão, ao vencer o Santa Clara nos Açores por 2-1. De nada valeu ao Aves a vitória sobre o AD Fafe em casa por 3-0.

Mas as contas que realmente interessavam faziam-se na parte de baixo da tabela. Com Olhanense, Freamunde e Fafe já despromovidos, falta saber quem iria ao play-off de manutenção. Cova da Piedade, Famalicão e Académico Viseu lutavam para escapar ao play-off da manutenção, com muitos nervos à flor da pele. Os ouvidos estavam espalhados pelos vários relvados, principalmente a norte.

O Famalicão, um dos que estava em melhor posição na tabela, foi até a Cidade de Barcelos vencer o Gil Vicente por 2-0, com golos de Diogo Cunha e Kisley, e assim permanecer na Segunda Liga.

Quem também garantiu um lugar na Segunda Liga da próxima época foi o Cova da Piedade. Em luta direta com o Académico de Viseu, a equipa de Almada foi até Viseu empatar a duas bolas com o Académico local e assim ficar à frente do adversário desta tarde por um ponto.

Sendo assim, Académico de Viseu e Leixões vão disputar o play-off de manutenção enquanto Vizela, AD Fafe, Freamunde e Olhanense descem diretamente para o Campeonato de Portugal. Portimonense e Aves sobem à I Liga.

No campeonato das equipas Bês, o melhor foi o Benfica B que acabou em quarto lugar. No derradeiro encontro os jovens de Hélder Cristóvão perderam em Guimarães com o Vitória B por 3-2, mas acabaram o campeonato no 4.º lugar com 63 pontos, menos um que o União da Madeira. O SC Braga B foi o segundo melhor com 62 pontos, tendo terminado no 7.º posto, à frente do V. Guimarães B que foi 11.º com 60 pontos. Esta tarde empatou a uma bola com o Sporting B.

O FC Porto B, campeão da época passada, acabou 12.º com 60 pontos, depois de perder na última jornada com a Académica por 2-1. O Sporting B foi 14.º com 55 pontos.

Conteúdo publicado por Sportinforma