O Famalicão, da II Liga portuguesa em futebol, assinala no sábado o arranque da construção de um centro de formação que custará 1,3 milhões de euros, indica nota publicada no seu sítio oficial.

O equipamento vai nascer em Esmeriz, em terrenos cedidos pela câmara de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, sendo descrito como "o maior investimento de sempre em 85 anos" de clube.

De acordo com informação veiculada pelo emblema famalicense, o custo de adjudicação é de 1,3 milhões de euros e a primeira fase da obra começa no imediato, devendo estar concluída no prazo de 10 meses.

Em causa, está a construção de um equipamento que, segundo a informação do projeto, "na sua primeira fase vai permitir criar melhores condições para os cerca de 300 jogadores que integram os escalões de formação".

Serão três relvados sintéticos com bancadas - um de futebol de 5, um outro de futebol de 7 e um de futebol de 11 - balneários, espaços de apoio e uma unidade de alojamento.

O projeto contempla ainda um centro de treinos para o futebol profissional, ideia a concretizar, acrescenta a informação do clube, "apenas numa fase posterior".

"É uma obra fundamental para o crescimento do clube e um investimento de grande esforço financeiro, mas que vai trazer a médio e longo prazo frutos", refere o presidente do Famalicão, Jorge Silva, citado na nota publicada no 'site' do clube.

Para sábado, está agendada uma cerimónia aberta aos sócios e simpatizantes nos terrenos de implantação no antigo horto municipal, com a presença de dirigentes desportivos, bem como de responsáveis camarários.