O Nacional, clube despromovido esta época à II Liga de futebol, considera que o regulamento que obriga os clubes desse escalão a terem um número mínimo de jogadores sub-23 "viola normas, regulamentos e até a própria Constituição portuguesa".

Em comunicado, o emblema da Choupana refere que "será apresentada na assembleia-geral [da Liga] de segunda-feira uma proposta para a sua eliminação".

A direção da SAD 'alvinegra' questiona "qual o motivo da inclusão de tal norma na II Liga e não na I Liga", salientando que "sendo ambas profissionais, os princípios regulamentares deveriam ser semelhantes, divergindo apenas na sua especificidade económica e competitiva".

O Nacional entende que, segundo esse princípio, "o regulamento de competições preveja para as equipas da Liga inferior regras menos exigentes, o que acaba por ser invertido nesta situação".

"Esta norma limita a liberdade de contratação dos clubes, mas também a liberdade de trabalho do jogador", pelo que o Nacional conclui "que existe uma clara violação do princípio da liberdade de escolha de profissão".

Exemplificando, os insulares referem: "um clube que desça da I para a II Liga, se tiver sob contrato 27 jogadores com mais de 23 anos, terá de despedir alguns deles por forma a poder contratar outros com menos de 23, ficando assim configurado um claro caso em que os profissionais de futebol ficam injustificada e ilegalmente cerceados dos seus direitos laborais."

O Nacional sublinha ainda que a norma "viola não só o princípio da igualdade estipulado na Constituição portuguesa, mas também a livre circulação de trabalhadores prevista nos diversos tratados europeus subscritos pelo estado português".

Por isso, o Nacional "propõe a eliminação dessa alínea do artigo, pondo fim à obrigatoriedade de os clubes da II Liga terem um número mínimo de jogadores sub-23", adiantando ainda que "não irá desistir desta luta até que seja eliminado este artigo".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.