O empresário Carson Yeung Ka-sing, proprietário do Birmingham City, foi esta quarta-feira presente a Tribunal em Hong Kong no âmbito do processo de branqueamento de capitais que envolve dezenas de milhões de dólares, tendo a sua defesa alegado inocência.

O julgamento começou hoje e deverá estar concluído no prazo de 15 dias.

O magnata do futebol inglês e antigo cabeleireiro Carson Yeung Ka-sing, de 52 anos, foi detido em junho do ano passado e acusado da prática de cinco crimes de lavagem de dinheiro.

Carson Yeung Ka-sing foi impedido em setembro do ano passado de viajar para o Reino Unido para visitar o clube de futebol inglês, após uma decisão judicial ter revogado uma autorização concedida no mês anterior.

De acordo com a acusação, cerca de 720 milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 72 milhões de euros) foram transacionados através das contas do empresário.

Apesar dos problemas legais, Carson Yeung Ka-sing assegurou, segundo a AP, que irá continuar a apoiar o clube de futebol inglês Birmingham City, que adquiriu em 2009.

O empresário, que começou a trabalhar em Inglaterra aos 16 anos, em 1977, regressaria três anos depois à província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e a Hong Kong, mais propriamente à cidade de Dongguan para trabalhar no setor imobiliário.

A origem da sua fortuna não é perfeitamente conhecida, mas sabe-se que em 1994 abriu um salão de cabeleireiro na zona de comércio e lazer de Hong Kong, em Tsim Sha-tsui, e que fez alguns investimentos em Macau nomeadamente em projetos relacionados com casinos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.