O julgamento do proprietário do clube de futebol inglês Birmingham City, Carson Yeung Ka-sing, acusado de branqueamento de capitais, foi adiado para abril do próximo ano.

A notícia surge depois de uma primeira informação de que a defesa declarou a inocência do arguido numa audiência realizada hoje.

O julgamento devia ter começado hoje em Hong Kong e estar concluído no prazo de 15 dias, mas acabou por ser adiado após o juiz de um tribunal distrital, Douglas Yau, ter acedido ao pedido do advogado de defesa, Joseph Tse, que argumentou precisar de mais tempo para preparar o caso complexo, noticiou a agência AP.

O empresário, de 52 anos, enfrenta cinco acusações de branqueamento de capitais, que envolvem um montante superior a 720 milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 72 milhões de euros).

As acusações de lavagem de dinheiro envolvem transações bancárias realizadas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2007.

Carson Yeung Ka-sing, que comprou o clube de futebol inglês em 2009, foi detido e acusado em junho do ano passado.

O empresário começou a trabalhar em Inglaterra aos 16 anos, em 1977, tendo regressado três anos depois à província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e a Hong Kong, mais propriamente à cidade de Dongguan para trabalhar no setor imobiliário.

A origem da sua fortuna não é perfeitamente conhecida, mas sabe-se que em 1994 abriu um salão de cabeleireiro na zona de comércio e lazer de Hong Kong, em Tsim Sha-tsui, e que fez alguns investimentos em Macau, nomeadamente em projetos relacionados com casinos.