O Sheffield Wednesday apurou-se esta segunda-feira para a final do ‘play-off’ de acesso à I Liga inglesa de futebol, ao empatar 1-1 em casa do Brighton, depois de ter vencido na primeira mão, em casa, por 2-0.

A equipa orientada pelo técnico português Carlos Carvalhal, que foi sexta classificada no 'Championship' (II Liga inglesa), conseguiu a proeza de eliminar o terceiro classificado, o Brighton – os terceiro, quarto, quinto e sexto classificados daquela prova foram apurados para um ‘play-off’ para definir quem acompanha os dois primeiros, Burnley e Middlesbrough, na subida à 'Premier League'.

Depois de ter conseguido uma vantagem importante na primeira mão no estádio Hillsborough há três dias, o Sheffield teve o mérito de segurar essa vantagem, apesar de ter sofrido um golo bem cedo, aos 19 minutos, pelo defesa-central do Brighton Lewis Dunk.

No entanto, o Sheffield respondeu com o empate, aos 28 minutos, pelo médio escocês Ross Wallace, deixando o Brighton numa situação difícil, a precisar de marcar dois golos para igualar a eliminatória.

Na segunda parte, o Sheffield geriu a vantagem de dois golos e garantiu a passagem à final, na qual irá defrontar o vencedor da meia-final entre o Derby e o Hull City, em Wembley, no dia 28 de maio.

Na primeira mão, o Hull City foi ao terreno do Derby vencer por concludente 3-0, vantagem tão clara que parte como favorito para a segunda mão, que se disputa na terça-feira.

Pela formação do Sheffield foram convocados dois portugueses, o médio Marco Matias e o ponta de lança Lucas João, ambos ex-Nacional, que não chegaram a sair do ‘banco’.