A seleção nacional poderá defrontar a similar da RD Congo, em Junho, na preparação para a 30ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar no próximo ano, em Marrocos.

O facto foi avançado hoje, em Luanda, à imprensa pelo técnico dos Palancas Negras, Romeu Filemon, após reunião entre a Federação da modalidade (FAF) e clubes envolvidos no Girabola2014, no anfiteatro da Cidadela Desportiva, adiantando a existência de contactos com a congénere congolesa.

Ainda do amistoso, agendado para a 4 de Junho, no país, o selecionador mencionou também diligências com a Suécia, em alternativa a impossibilidade do vizinho africano falhar e aceitação dos europeus.

A equipa nacional joga a 28 de Maio com Marrocos, na região portuguesa do Algarve, e a 30 com o Irão em Viena, capital austríaca.

A partida com o Irão foi solicitada em Janeiro pelo selecionador iraniano, o português Carlos Queirós, que prepara a presença daquele país asiático no Campeonato do Mundo do Brasil, marcado para o período de 12 de Junho a 13 de Julho.

O conjunto angolano aproveita o reencontro com a congénere iraniana para ganhar entrosamento, tendo em vista o envolvimento no CAN2015 em Marrocos.

Angola e Irão (1-1) defrontaram-se pela primeira vez em 21 de Junho de 2006, na cidade de Leipzig, em partida da terceira jornada do Grupo D do Mundial da Alemanha.