A seleção nacional de futebol de Cabo Verde inicia hoje, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, os treinos de preparação para o duplo compromisso com Tanzânia, de qualificação para o CAN’2019.

De acordo com o plano da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o primeiro treino está agendado para às 17:00, sendo que a parte de manhã é reservada a exames médicos.

Os jogos são referentes a terceira e quarta jornada do Grupo L e realizam-se a 12 do corrente, no Estádio Nacional e, a 16, em Dar El Salam, na Tanzânia, respectivamente.

Entretanto, uma nota da FCF comunica que o médio Marco Soares (Feirense, Portugal) e o defesa Fernando Varela (PAOK, Grécia), são baixas de última hora para esses dois jogos.

Segundo a FCF, Marco Soares continua a recuperar da lesão e Fernando Varela, que se lesionou na noite deste domingo ao serviço do PAOK, não vão poder jogar essas duas partidas.

Para os seus lugares foram chamados o atacante Mailson Duarte (Viitorul, Roménia) e o defesa Steven Pereira (CSKA de Sofia, Bulgária).

Na semana passada, o avançado Júlio Tavares, por lesão, e o defesa Diney Borges, por motivos pessoais, já tinham sido baixas para esse duplo compromisso.

Para colmatar essas ausências foram convocados Ely Fernandes, avançado do Gaz Metan, da Romênia, e Marco Soares, do Feirense, de Portugal, que voltou a sair da lista.

A FCF informa ainda que o defesa central Hélio Semedo, da Escola de Maracanã, da Praia, foi chamado por Rui Águas para treinar com o combinado nacional.

Hélio Semedo foi o capitão da selecção sub-16, nos Jogos da CPLP, em São Tomé e Príncipe, e no torneio de qualificação para o CAN’2019, no escalão sub-17, que aconteceu no Senegal.

O Uganda comanda o Grupo com quatro pontos, seguida da Tanzânia e do Lesoto com dois pontos cada, ao passo que Cabo Verde conta apenas um ponto.

Lista dos 24 convocados:

Guarda-redes: Márcio Évora, Cova da Piedade (Portugal), Elber Lopes Feyenoord (Holanda) e Thierry Graça, Estoril (Portugal);

Defesas: Tiago Almeida, Académico de Viseu (Portugal) Carlos Ponck, Desportivo das Aves (Portugal), Gêge, Al-Fayha (Arábia Saudita), Steven Fortes, Toulouse (França), Stopira, MOL Vidi FC (Hungria) e Nivaldo Santos,Concordia, (Roménia), Steven Pereira, CSKA de Sofia (Bulgária).

Médios: Babanco, Feirense (Portugal), Jeffrey Fortes , Excelsior (Holanda) Nuno Rocha, CS U Craiova (Roménia), Bruno Leite, Haugesund (Noruega), Platini, Poli Iasi (Roménia) e Cleiton Mendonça, Esperança da Calheta (Cabo Verde)

Avançados: Garry Rodrigues, Galatasaray (Turquia), Ryan Mendes, Al Sharjah, (Emirados Árabes Unidos), Heldon Ramos, Al Taawon (Arábia Saudita), Nuno da Costa, Strasbourg (França), Djaniny Semedo, Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), Ely Fernandes , Gaz Metan (Roménia), Ricardo Gomes, Partizan (Sérvia), Anderson Gomes, FC Batuque (Cabo Verde) e Mailson Duarte,Viitorul (Romênia).