O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, assumiu esta sexta-feira que a prioridade é projetar os futebolistas para representarem a seleção principal, assumindo contudo que espera alcançar rapidamente a qualificação para o Europeu da categoria.

"A nossa prioridade está muito bem definida desde o primeiro dia, que é os jogadores representarem a seleção maior do futebol português, a seleção principal. É um grupo de qualidade, não é fácil estar neste grupo com a qualidade de jogadores que temos a jogar", afirmou.

O técnico, que espera o mais rápido possível "amealhar pontos" para atingir a qualificação, elogiou o percurso efetuado por Gelson e Gonçalo Guedes nas equipas principais de Sporting e Benfica, respetivamente.

"O Gelson tem estado a fazer um bom trabalho, é o continuar do seu percurso normal. Está a ter a evolução como a de outros colegas, caso do Gonçalo Guedes ou do André Silva. [Sobre Gonçalo Guedes] acredito que seja importante para o jogador marcar, mas para nós o importante é a continuidade e evolução que tem tido", disse.

Na conferência de imprensa que decorreu na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, Rui Jorge desejou as melhoras a Mauro Riquicho e André Silva e, embora lamente as lesões graves que os impedem de ser convocados, enalteceu o facto de a seleção ter jogadores a disputarem competições de nível elevado.

"É muito interessante para nós termos jogadores a jogar com assiduidade competições como as que disputam. Quanto mais alto for o nível a que competem melhor, e dentro desse princípio ficamos satisfeitos. É importante para nós", assumiu.

Portugal defronta a Hungria (09 de outubro) e a Grécia (13), encontros de apuramento para o Europeu da categoria, que se vai disputar na Polónia em 2017.

A ‘seleção das quinas’, integrada no Grupo 4 juntamente com as seleções da Albânia, Grécia, Hungria, Israel e Liechtenstein, é neste momento quarto classificado do grupo com um jogo e uma vitória (6-1 frente à Albânia).