A seleção nacional de sub-19 começou esta segunda-feira a preparar a fase final do Campeonato da Europa da categoria na Lituânia. Emílio Peixe convocou 18 atletas para o torneio que decorre entre 20 de julho e 1 de agosto.

Portugal já dá os "primeiros toques" para o Euro2013 de Sub-19. A equipa comanda por Emílio Peixe começou os preparativos para a fase final do torneio da categoria, no Estádio do Jamor, com apenas 15 atletas, sendo que os jogadores dos Sub-20, Edgar Ié, Bruno Varela e João Cancelo ainda não foram integrados.

No primeiro dia de trabalho, coube a Leandro Silva a função de porta-voz do grupo para falar das expectativas dos jogadores para o Campeonato da Europa na Lituânia.

«Vamos pensar jogo a jogo, sempre com ambição. Sabemos que estamos inseridos num grupo difícil, mas também temos consciência do que valemos e estamos muito confiantes na qualidade do nosso trabalho», começou por dizer o defesa do FC Porto.

Apesar do otimismo no grupo, o internacional português confessa que os jogadores confiam na experiência do selecionador Emílio Peixe para controlar alguma ansiedade na véspera de uma competição muito importante.

«O nosso treinador tem muita experiência neste tipo de competições e pode ter um papel muito importante no sentido de tranquilizar a equipa quando for mais preciso. Nesta fase é natural que exista alguma ansiedade e ele pode ajudar-nos a controlar isso para podermos expressar melhor todo o nosso potencial», atirou Leandro Silva.

Para Humberto Coelho, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o Euro2013 é uma competição muito importante para o desenvolvimento dos jogadores. Em declarações exclusivas ao SAPO Desporto, o antigo jogador da seleção nacional referiu a importância desta competições para os atletas em início de carreira internacional

«Este é o início da carreira deles. É importante conseguirem resultados a nível de seleção, a nível de grupo, e do futebol português», começou por dizer Humberto Coelho, referindo ainda a importância dos resultados individuais para a afirmação dos jogadores nos respetivos clubes.

«É importante conseguirem resultados a nível individual que passa por melhorar a sua estima, o seu amor próprio. Melhorando esses índices comportamentais, e mentais, e isso, tem de se melhorar para depois no período de transição eles possam a adaptar e ganhar um lugar no clube onde jogam».

A seleção sub-19 regressa ao trabalho amanhã no Estádio do Jamor ainda sem os três jogadores que participaram no Mundial Sub-20 na Turquia.